2015-03-25

12º C contacta com laboratório “CSI” da UA


No passado dia 19 de Março os alunos da Turma C do 12º Ano de Biologia realizaram visita de Estudo ao Laboratório da Genética Aplicada da Universidade de Aveiro, com o objectivo de contactar com os investigadores do mesmo laboratório e conhecer a investigação ali desenvolvida.
12C
Ficaram a conhecer que no referido laboratório são desenvolvidas técnicas laboratoriais com aplicação forense (identificação através da impressão digital, da escrita e dos fluídos corporais), bem como a investigação no domínio da vida selvagem com vista ao conhecimento da distribuição geográfica, dos hábitos, das características morfológicas e anatómicas espécies animais, que integram a biodiversidade animal da região e do país, com vista à preservação e repovoamento do território, onde se registou, devido á intervenção humana, a sua diminuição populacional ou extinção.

2015-03-23

Era uma vez uma boca – conto


Era uma vez uma boca. Nesta boca viviam a língua e os dentes. Eram personagens muito egocêntricas: a língua achava que, por conseguir comunicar com o mundo exterior, era alguém muito importante e, os dentes achavam que se tratavam de verdadeiras pérolas raras e preciosas e, por isso, melhores que a língua.
Para aceder ao texto completo

O Rock veio à escola

 
No passado dia 17 de março, a escola de artes Palco Central, de São Bernardo, e a Associação de Pais e Encarregados de Educação da escola Secundária Dr. Mário Sacramento dinamizaram um evento onde professores dessa empresa musical deram a conhecer um pouco da história do Rock.
A sua apresentação baseou-se na evolução deste estilo ao longo dos anos, tocando músicas que caracterizavam os momentos mais importantes no desenvolvimento deste estilo musical.
O Rock surgiu na década de 50 nos EUA, nas plantações de algodão, onde os escravos cantavam enquanto trabalhavam. Desde então têm surgido inúmeras variedades deste estilo (como o Grunge, Indie-rock, etc).
Foram cantadas músicas de vários artistas conhecidos como James Brown (I Feel Good), Pink Floyd (Another brick in th e wall), Artic Monkeys (Are you Mind), Rolling Stones, Nirvana, Bob Marley, e não só.
Em geral, a atividade foi bem recebida pelos alunos que pareceram ter gostado, uma vez que a música é algo que agrada à juventude.
Foi interessante, tendo-se obtido prazer e conhecimento em simultâneo, permitindo-nos refletir sobre outras opções profissionais para além das habituais.
É uma atividade a repetir.
Rafael Rodrigues e Pedro Carvalho 11.ºC






Mais que uma ida ao teatro...

 
No passado dia 24 de fevereiro, os alunos do 11º e 12º anos da Escola Secundaria Dr. Mário Sacramento embarcaram num comboio em direção ao Cineteatro de Estarreja. Os cerca de 400 alunos assistiram a uma peça de teatro, adaptação de os Episódios da vida romântica da obra de Eça de Queirós Os Maias. A peça foi interpretada por 3 atores que vestiram várias personagens. Esta ida ao teatro foi muito importante, visto que ajudou os alunos na compreensão e contextualização da obra. Eça_episódios da vida romântica
Os atores representaram a peça de uma forma séria, mas ao mesmo tempo cómica, o que foi ótimo para os alunos que já tinham lido a obra, pois ajudou-os a consolidar o conhecimento que tinham adquirido nas aulas, mas principalmente para alunos que ainda não tinham lido a obra, pois serviu de motivação para a sua leitura. 
Gostaríamos de agradecer aos professores que dinamizaram esta atividade, pois foi uma aula diferente e muito produtiva para muitos alunos.
Aveiro, 18-03-2015
José Carvalho e Miguel Carvalhosa, 11ºC




Badminton /2015 - Fase Final CLDE


Alunos do núcleo de badminton de Desporto Escolar do AEMS apurados para o Campeonato Regional de Badminton que decorrerá nos dias 24 e 25 de abril em Castelo Branco.
badminton

Salvar Vidas na Estrada

http://salvarvidasnaestrada.blogspot.pt/

2015-03-20

Jardim de Infância de Verdemilho–Dia do Pai e… “os pais apareceram “em força”!




Foi com muita alegria e satisfação que se comemorou o dia do Pai no Jardim de Infância de imageVerdemilho. Os pais apareceram “em força” à hora marcada 11h30m para fazer uma caminhada pelo lugar de Verdemilho e um peddy paper até ao lugar do Bonsucesso - Restaurante Abílio Marques.
A conjugação de três projetos Programa Bandeira Verde/Eco-escolas, Programa de Educação para a Saúde e projeto “Aqui (no Jardim de Infância de Verdemilho) há Famílias em festa” que integram o Plano Anual de Atividades do Agrupamento de Escolas Dr. Mário Sacramento – Aveiro permitiu desenvolvermos uma atividade que foi do agrado de todos que nela participaram e se envolveram. image
Aprendemos mais sobre a política dos 3 Rs (reciclar, reduzir e reutilizar), praticamos exercício físico a caminhar que faz bem à nossa saúde, conhecemos melhor o lugar de Verdemilho ao realizarmos o “peddy paper” e o convívio no restaurante Abílio Marques foi muito divertido e sobretudo adoramos estar junto dos nossos PAIS.
Um obrigado especial ao restaurante Abílio Marques que nos acolheu a almoçar.
image
 
A todos que participaram nesta iniciativa muito obrigado e feliz dia do Pai.
As educadoras
Helena Teixeira Lobão e Anabela de Almeida Saraiva
[enviado pela Profª Anabela Saraiva]







Turma do 2º ano de EB de Bonsucesso– Dia do Pai


Brincando com os nomes dos pais…
Dia do Pai 2015

[AEMS] – EB 2/3 de Aradas - Semana da Leitura

 
joana3joana4Joana Gabriel, ex-aluna da EB de Aradas, estudante de História da Arte na Faculdade de letras da Universidade de Coimbra  publicou o seu primeiro livro ‘Herança de Sangue’ aos 18 anos e aos 20 ‘Sangue Oculto’.
No âmbito da Semana da Leitura, atividade promovida pela Biblioteca da Escola de Aradas, Joana Gabriel esteve presente na rubrica “Encontro com o escritor” para falar de si, da sua dislexia e dos seus livros, aos alunos do 9ºano.

Taizé 2015––AEMS em França


No dia 14 de Fevereiro, 20 alunos e 2 professores partiram numa aventura única até Taizé, França, no âmbito da disciplina de Religião e Moral Católica.
A partida foi feita simbolicamente do Seminário de Aveiro. Mais de 180 jovens encontraram-se com familiares e amigos na igreja para uma oração com o Sr. Bispo, D. António Moiteiro, e responsáveis diocesanos pelo ensino da moral nas escolas.DSC08949
O objetivo da viagem a Taizé foi experienciar um modo de vida diferente, simples, com o silêncio sempre presente e com Deus sempre em mente.
Os alunos descrevem os primeiros dias como intensos e confusos. A mudança de vida é radical! Ao longo da semana, os jovens participaram na vida da comunidade: três orações por dia; reflexão de textos bíblicos, com a ajuda de Irmãos da Comunidade Ecuménica; workshops; e  voluntariavam-se para atividades necessárias para o bom funcionamento da “casa” (limpezas, distribuição de refeições, etc). Há uma grande facilidade de interação entre todos e um espírito de união e vontade de partilhar – Taizé também é partilha! As emoções vividas naqueles momento contribuem para um entusiasmo crescente alicerçado na fraternidade, no essencial da vida, na presença de Jesus Cristo, naquele que está mesmo ao lado!
Depois de uma semana inesquecível, chegara a hora do regresso. Quando chegaram a Portugal, dia de 22 de Fevereiro, a vontade repartir com os seus familiares e amigos o melhor de que Taizé é testemunha fez-se notar.
O espírito de Taizé estará sempre presente nas suas vidas como também a vontade de voltar, de voltar a uma “parábola de comunidade”!




2015-03-19

Parlamento Jovens – excelente participação do AEMS

 
Parlamento jovensNo passado dia 17 de março , os alunos Afonso Pires, Francisco Mendes e Leonor Carvalho do 11 F, representaram a nossa escola na sessão distrital do Parlamento dos Jovens em Ovar, debatendo brilhantemente o tema : Ensino Público e Ensino Privado, que desafios?
A Escola Secundária Dr. Mário Sacramento, entre as 32 escolas presentes e sob a presidência de Joaquim Nolasco, aluno da nossa escola, obteve uma grande vitória. Assim:
- Foi a escola mais votada, transitando para a fase nacional com outras quatro escolas, em representação do distrito de Aveiro;
- O projeto de recomendação aprovado para a fase final, foi o proposto pela nossa escola;
- O deputado porta voz eleito para representar o círculo de Aveiro na sessão nacional, foi o aluno do 11 ano da turma F, FRANCISCO MENDES;
Parabéns aos nossos deputados, que tão honrosamente representaram a nossa escola!





2015-03-18

D. António Moiteiro (Bispo de Aveiro) na EB 2/3 de Aradas


papaA EB 2,3 de Aradas organiza uma Tertúlia, no próximo dia 19 de março, pelas 21:30 horas, na Biblioteca, onde o Bispo de Aveiro, D. António Moiteiro, esclarecerá a ação do Papa Francisco e dos caminhos por onde ele pretende conduzir os destinos da Igreja Católica.

A fada da minha vida. Conto


Um conto de um aluno do 11.º (José Castanho), que foi premiado com o 9.º lugar no concurso "Sorri um conto" e que será publicado numa antologia.

Deste aluno, será publicado um outro texto que ele escreveu no início do segundo período do ano letivo 2014-15.




3x3

vencedoras Inic fem.

Equipa vencedora (iniciadas femininas) da fase local do torneio de basquetebol 3x3 da escola EB23Aradas

2015-03-12

Visita de Estudo–Leirinhas

 

visita de estudo

Olimpíadas de Química +

Equipa que representou a escola na semifinal das Olimpíadas de Química + de 2015, que se realizou no sábado 7 de Março na Universidade de Aveiro.
A equipa conseguiu um honroso 4.º lugar!

AEMS na Cerimónia de Abertura do Corta Mato Nacional 2015

As alunas de Dança do Desporto Escolar participaram, com muita qualidade, na Cerimónia de Abertura do Corta Mato Nacional 2015, na cidade da Guarda.


2015-03-07

Águas Paradas - pintura e poesia.


Acácio RodriguesO Prof Acácio Rodrigues inaugurou, na Galeria Municipal  Morgados da Pedricosa (ao Museu de Santa Joana,  Aveiro), no dia 7 de Março, 16 Horas, a Exposição individual - Águas Paradas, de pintura e poesia – e lançamento do livro Águas Paradas, em coautoria com Ana Paula Mabrouk.
Águas ParadasExposição_AR

2015-03-05

Olimpíadas da Biologia




Alunos do 11°C apurados para a 2ª eliminatória das Olimpíadas Portuguesas da Biologia - Sénior.
Muitos parabéns aos alunos Ana Catarina Magalhães, António
Rafael Rodrigues e Leonor Correia Conceição do 11°C que foram apurados, com excelente classificação para a 2ª eliminatória das Olimpíadas Portuguesas da Biologia - Categoria Sénior!
Votos de felicidades para a etapa seguinte!

Atividade: Fase local de Basquetebol 3x3


No dia 4 de fevereiro de 2015 decorreu na escola secundária de Esgueira a primeira fase local do torneio de basquetebol 3x3 organizado pelo Gabinete do Desporto Escolar do EAE de Aveiro. A escola de Aradas esteve presente com 4 equipas de Infantis (2 fem. e 2 masc), 2 equipas de Iniciados (1 fem e 1 masc.) e 2 equipas de Juvenis (1 fem e 1 masc.). Estas equipas são o resultado da competição realizada na escola. No total estiveram envolvidos 32 alunos acompanhados pelos professores Carla Cabral e Fernando Santos.

Foram realizados jogos com as escolas de Esgueira, Eixo e Mário Sacramento.
No fim da atividade as equipas vencedoras do torneio (5 da escola de Aradas) ficaram apuradas para a segunda fase da competição.

Dança - 1º Lugar para AEMS


2015-03-04

Antes do Agrupamento

Maria Conceição na Escola Secundária Dr Mário Sacramento

Maria Conceição, assistente de bordo de uma transportadora aérea do Dubai e criadora da Fundação Maria Cristina esteve entre nós







MÁRIO SACRAMENTO [1920-1969]




Conclui o curso de Medicina em 1946, torna-se em seguida especialista em gastro-enterologia (Paris) e exerce clínica na cidade de Aveiro durante toda a vida.

Tais factos, de ordem académica e profissional, são continuadamente vivenciados por Mário Sacramento como barreira intransponível em ordem à assunção plena de uma desejada carreira no campo das letras; escolhe mesmo o emblemático título Ensaios de Domingo para o volume onde reúne parte substancial da actividade crítica dispersa em publicações de índole literária.

Com insistência refere no Diário – o qual cobre os dois últimos anos de existência – que os seus grandes projectos literários ficaram «para sempre num limbo, num primeiro arranque estiolado». E à evidência «de um médico feito à força de um escritor nato» haverá que acrescentar a experiência dolorosa da censura, da perseguição e mesmo da prisão política.

Será detido por três vezes, a primeira delas apenas com a idade de 18 anos, na qualidade de dirigente associativo do Liceu de Aveiro. Integra, no ano de 1946, a Comissão Central da organização de juventude do Movimento de Unidade Democrática (MUD-Juvenil), participando igualmente nas campanhas subsequentes da oposição democrática. A ele se deve, também, em boa medida, a realização em Aveiro dos I e II Congressos Republicanos, ocorridos respectivamente em 1957 e 1969.

Ante o dispositivo repressivo do Estado Novo, os ideários da sua família intelectual, visando em bloco uma profunda transformação social e política, apenas conseguem sair do anonimato se assumirem uma aparência literária. Ele mesmo esclarece na citada fonte confessional: «não tendo podido afirmar-se, no plano ideológico, filosófico e político-social, em termos de linguagem directa, dados os óbices da Censura, ausência de jornais e revistas, impossibilidades de reunião e agrupamento, apreensão de livros, prisões arbitrárias, a minha pobre geração adoptou a literatura como sucedâneo desses meios de comunicação e de diálogo com a realidade».

É sabido que o princípio da arte como reflexo está na base do «neo-realismo», movimento do qual Mário Sacramento se torna conhecido como um dos mais destacados teóricos, escrevendo regularmente em publicações literárias tão emblemáticas como Seara Nova (1921-1979), Sol Nascente (1937-1940), O Diabo (1934-1940) e Vértice (aparecida em 1942), para além de uma presença intermitente em dois jornais de grande circulação, Comércio do Porto e Diário de Lisboa.

Mas é em Há Uma Estética Neo-Realista, porventura o seu texto mais lido e discutido, que se sustenta com maior fôlego a tese segundo a qual o realismo materialista «ocorre na literatura, como impulso consciente, quando à expressão incumbe incluir, na linguagem específica da arte, os aspectos revolucionários que a ciência haja descortinado no real».

A esta prática doutrinária desde muito cedo associa uma outra de interpretação mesma de textos de ficção literária. A autores como Eça e Pessoa dedica longos ensaios onde tenta aplicar o que é designado de «método dialéctico de interpretação literária». Situando a obra de cada um no contexto histórico específico, vê no entanto em ambas uma reacção, já por via da «ironia realista», já por via do «absurdo», às ideologias «burguesa» e «pequeno-burguesa» prevalecentes.

Os escritores contemporâneos merecem também a atenção crítica de Mário Sacramento. E são mundividências literárias por vezes assaz distantes daquela em que se insere a sua família intelectual: do imagismo ao surrealismo, do existencialismo ao novo romance, a análise pode recair sobre Sophia e Jorge de Sena, Cesariny e O'Neill, Urbano Tavares Rodrigues, Vergílio Ferreira e Namora, Augusto Abelaira e Almeida Faria.

Bibliografia Activa:

A criança nas relações com o adulto, 1943
Retrato de Eça de Queirós, 1944
Eça de Queirós : uma estética da ironia, 1945 ; 2002
Fernando Pessoa : poeta da hora absurda, 1958 ; 1985
Ensaios de domingo, 3 vols., 1959 ; 1990
Teatro anatómico, 1959
Fernando Namora, 1967
Lendo Raul Brandão, 1967
A criança e o livro : aspectos psicológicos, pedagógicos e literários, em col., 1971
Frátria : diálogo com os católicos (ou talvez não), 1971
Carta-testamento, 1973
O Ápis (conto), 1973
Diário, 1975
Palavras, 1984

Bibliografia Passiva:

Vouillot, Eunice Malaquias. Mário Sacramento : vida e pensamento : sementes de liberdade, Lisboa: Campo da Comunicação, 2011



a pre-história e o momento de decisão. Hoje!



Depois de um concurso lançado à comunidade, chegou-se a um veredicto: