Mostrar mensagens com a etiqueta Verdemilho. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Verdemilho. Mostrar todas as mensagens

2017-03-28

JI de Verdemilho quer ser (muito) mais pela MOBILIDADE SUSTENTÁVEL

A Serpente Papa-Léguas chegou ao Jardim de Infância de Verdemilho!
Um projeto europeu da www.trafficsnakegame.eu que tem como parceira em Portugal a Associação de Cidadãos Auto-Mobilizados e que ocorre durante duas semanas, de 20 a 31 de março.
No Jardim de Infância de Verdemilho 100% dos pais e encarregados de educação levam diariamente os seus filhos de carro.
No âmbito da campanha definimos uma meta de 10% para o uso de transportes sustentáveis dado ser a primeira vez que a implementamos.
Verificamos que durante a primeira semana em que desafiamos os pais e encarregados de educação a levar os seus filhos a pé, de bicicleta ou de carro partilhado conseguimos atingir os 42%, apesar das condições meteorológicas serem adversas: chuva e frio! Agora é mais fácil chegar ao Jardim de Infância!
Vamos dar continuidade na próxima semana e contamos com a PSP/Escola Segura que vem ao Jardim de Infância de Verdemilho realizar uma sessão de esclarecimento sobre "As três primeiras pedaladas" e iremos fazer uma visita de estudo à Escola de Mobilidade e Educação Rodoviária (EMER), em Ilhavo.
Uma caminhada e desfile de bicicletas, trotinetas ou triciclos também está prevista, depois de em sala de aula trabalharmos a Mobilidade com as crianças.
Bem haja a todos os que connosco acreditam que é possível mudar comportamentos!
Um obrigado especial à CICLAVEIRO que divulgou a iniciativa junto da nossa comunidade.

A educadora
Anabela de Almeida Saraiva



2016-09-29

Semana Europeia da Mobilidade no Jardim de Infância de Verdemilho


Comemoramos a Semana Europeia da Mobilidade no Jardim de Infância de Verdemilho que integra o Centro Escolar de Verdemilho e pertence ao Agrupamento de Escolas Dr. Mário Sacramento. Aceitamos o desafio lançado pela CICLAVEIRO nos jornais locais, mais especificamente o Diário de Aveiro durante o mês de setembro.
         Privilegiamos a Mobilidade humana em bicicleta e as razões da sua utilização como modo de transporte junto de 50 crianças com idades compreendidas entre os três e os seis anos.

          Para tal, elaboramos um mural de divulgação dos artigos publicados no jornal pela CICLAVEIRO no átrio da entrada e solicitamos aos pais e encarregados de educação que trouxessem triciclo/trotineta/bicicleta no dia 22 de setembro, dia europeu sem carros para as crianças realizarem um percurso no Jardim de Infância de Verdemilho.
           Nesse dia, 50 triciclos/trotinetas/bicicletas estacionaram na entrada do Jardim de Infância e durante a manhã demos largas à informação, pesquisa sobre a bicicleta, ao exercício físico como o médico recomenda e promovemos a educação ambiental, como o projeto Bandeira Verde/Eco-escolas que integramos com o Centro Escolar de Verdemilho prevê.
           Consideramos como excelente a participação das famílias nesta atividade e as crianças viveram-na com muita animação, alegria e felicidade. Foi muito divertido!

           Bem-haja CICLAVEIRO.
           Venham mais sugestões e propostas e contem connosco!

            A educadora
            Anabela de Almeida Saraiva