Mostrar mensagens com a etiqueta Interculturas. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Interculturas. Mostrar todas as mensagens

2016-12-12

Direitos Humanos - evocação em "francês"

Três turmas de francês trabalharam sobre alguns dos direitos humanos: 7B, 8A e 9. 
Para além da oportunidade de reflexão, a propósito do 10 de dezembro e da Declaração Universal, também foi efetuada uma exposição na escola sede. 


2016-10-17

“Começar Hoje”

A mostrar Banner_Assinatura-01-01.png

Trata-se da maior conferência realizada no distrito de Aveiro, focada nos jovens e na sua capacitação, apresentando-lhes formas de preparem o seu futuro ainda antes de terminarem os seus estudos, numa óptica de preparação e trabalho prévio.
A conferência serve de “wake up call” para que os jovens percebam qual o seu futuro (“vou ser empreendedor ou vou dar tudo o que tenho por uma empresa?”) e possam trabalhar para ele.
Na 2ª edição da iniciativa, reunimos no Quartel das Artes Dr. Alípio Sol - em Oliveira do Bairro - mais de 200 jovens e 13 oradores entre os quais se contam: André Leonardo - autor do livro Faz Acontecer, Rita Nabeiro - Adega Mayor, João Fernando Ramos - RTP, Carlos Fiolhais - UC, Ricardo Borges de Carvalho - SIC Notícias, Alexandre Amorim - Cortilejo (RUIMATIAS) e Pedro Saraiva - UC.

Neste sentido, estamos a trabalhar para a terceira edição da conferência, em Oliveira do Bairro, no dia 19 de novembro de 2016.
Esta nova edição terá como tema “E tu, que fazes?” como desafio para que os jovens de Portugal trabalhem em prol do seu futuro e não fiquem parados.
Todos os painéis de debate serão conversas informais entre o moderador e os convidados.

2016-04-18

Outros mundos (tão próximos) de educação: Projeto da Escola da Ponte

Prof José Pacheco



Numa entrevista ao jornal online "Observador", que vale a pena ler e reler, ficamos um pouco mais inteirados sobre ideias, no sentido etimológico do termo (imagem), que orientam para o sucesso dos alunos e desenvolvem a participação da comunidade no desenvolvimento integral da educação.


2015-04-27

Visita de estudio a Madrid

 

Los días 8, 9 y 10 de abril, los grupos A, B, C y D de noveno curso fuimos a Madrid, el en ámbito de las asignaturas de Español e Historia.

 

Madrid_2015

Visitamos el Parque del Retiro, donde comimos, el Museo Reina Sofía, la estación de Atocha y el Memorial del 11-M, el estadio Santiago Bernabeu, el Museo del Prado y el Parque de Atracciones. También hicimos una visita guiada a pie por el centro histórico, en el que vimos el Palacio Real y la Catedral de la Almudena, la Plaza Mayor, el mercado de San Miguel y algunos puntos más emblemáticos de la zona histórica. En la visita panorámica por la ciudad, vimos las puertas de entrada a la ciudad, las torres Kio, la Fuente de Cibeles,…

Pasamos a conocer una parte de la historia y cultura españolas. Nos hemos divertido mucho. ¡Para repetir!

Profª Noélia

2015-03-20

Taizé 2015––AEMS em França


No dia 14 de Fevereiro, 20 alunos e 2 professores partiram numa aventura única até Taizé, França, no âmbito da disciplina de Religião e Moral Católica.
A partida foi feita simbolicamente do Seminário de Aveiro. Mais de 180 jovens encontraram-se com familiares e amigos na igreja para uma oração com o Sr. Bispo, D. António Moiteiro, e responsáveis diocesanos pelo ensino da moral nas escolas.DSC08949
O objetivo da viagem a Taizé foi experienciar um modo de vida diferente, simples, com o silêncio sempre presente e com Deus sempre em mente.
Os alunos descrevem os primeiros dias como intensos e confusos. A mudança de vida é radical! Ao longo da semana, os jovens participaram na vida da comunidade: três orações por dia; reflexão de textos bíblicos, com a ajuda de Irmãos da Comunidade Ecuménica; workshops; e  voluntariavam-se para atividades necessárias para o bom funcionamento da “casa” (limpezas, distribuição de refeições, etc). Há uma grande facilidade de interação entre todos e um espírito de união e vontade de partilhar – Taizé também é partilha! As emoções vividas naqueles momento contribuem para um entusiasmo crescente alicerçado na fraternidade, no essencial da vida, na presença de Jesus Cristo, naquele que está mesmo ao lado!
Depois de uma semana inesquecível, chegara a hora do regresso. Quando chegaram a Portugal, dia de 22 de Fevereiro, a vontade repartir com os seus familiares e amigos o melhor de que Taizé é testemunha fez-se notar.
O espírito de Taizé estará sempre presente nas suas vidas como também a vontade de voltar, de voltar a uma “parábola de comunidade”!