Por motivos gráficos, o poema teve de ser ajustado ao espaço da primeira página distorcendo, como se sabe, o ritmo e o plano intencional da autora. Publicamos, em agradecimento e pedido de desculpa à Profª Aurora Cerqueira, o poema como é na sua génese)
2015-05-28
Sítios são tecidos
Por motivos gráficos, o poema teve de ser ajustado ao espaço da primeira página distorcendo, como se sabe, o ritmo e o plano intencional da autora. Publicamos, em agradecimento e pedido de desculpa à Profª Aurora Cerqueira, o poema como é na sua génese)
2015-05-22
Para haver paz e tranquilidade
A amizade é um sentimento que partilhamos com outra pessoa. A amizade faz parte do dia a dia, pois está constantemente presente nas adversidades que nós enfrentamos ao longo da nossa vida. A amizade é ter respeito, ser honesto e ser gentil para uma pessoa com quem já se viveram grandes momentos da nossa vida. Sem a amizade, nós viveríamos mais tristes, porque não teríamos ninguém com quem partilhar as novas ideias ou pensamentos; também, sem a amizade o mundo andaria constantemente em guerra, nem haveria civismo. Já pensaram que poderia haver a paz mundial se todos cultivássemos a amizade?!
Em suma, a amizade é muito importante para não haver guerra, nem tristeza, para poder haver paz e tranquilidade.
Maria Carolina Inácio, 7.º D
2015-05-15
Amizade, o sol nos dias de chuva
Na minha opinião, a amizade é uma força difícil de quebrar. Não é como os ramos de uma árvore velha nos dias ventosos, nem como uma bola de cristal nas mãos de uma criança. É persistente e é uma das palavras mais importantes na vida de qualquer pessoa.
Na verdade, a amizade está presente em qualquer passo que se dá e sem ela o ser humano seria apenas uma alma negra e infeliz. Quando esta pequena palavra nasce na vida de uma pessoa, ergue-se um sorriso e, com um pequeno olhar, trocam-se sentimentos, como bondade, cumplicidade, alegria, honestidade, generosidade... E isto, sim, é a amizade! São todos os sentimentos positivos que podem existir. Com um verdadeiro amigo, nunca se ouve falar nas palavras egoísmo, ódio, crueldade ou solidão.
A amizade é como o sol nos dias de chuva. No momento em que não a temos, sentimos a sua falta.
Bárbara Alves 7.º D
Saudade
A saudade é como um túnel sem fim, uma flor murcha, uma nuvem cinzenta que não deixa ver o azul do céu.
A saudade pode ser consequência de variados acontecimentos: emigrações, mortes,…Apesar de existirem razões muito diversificadas, os sentimentos e emoções são os mesmos. O problema é que não existem palavras para os descrever, por isso, chamam-lhe saudade. Só quem os sente é que consegue perceber o que é a saudade, e este sentimento traz consigo uma série de outros: tristeza, solidão, e por vezes injustiça.
A saudade é um sentimento muito negativo, é como a escuridão… uma escuridão que não encontra luz e que nunca desaparece.
Leonor Leite da Silva, 7.º D – maio de 2015
2015-03-23
Era uma vez uma boca – conto
Era uma vez uma boca. Nesta boca viviam a língua e os dentes. Eram personagens muito egocêntricas: a língua achava que, por conseguir comunicar com o mundo exterior, era alguém muito importante e, os dentes achavam que se tratavam de verdadeiras pérolas raras e preciosas e, por isso, melhores que a língua.
Para aceder ao texto completo
2015-03-20
[AEMS] – EB 2/3 de Aradas - Semana da Leitura
No âmbito da Semana da Leitura, atividade promovida pela Biblioteca da Escola de Aradas, Joana Gabriel esteve presente na rubrica “Encontro com o escritor” para falar de si, da sua dislexia e dos seus livros, aos alunos do 9ºano.
2015-03-18
A fada da minha vida. Conto
Um conto de um aluno do 11.º (José Castanho), que foi premiado com o 9.º lugar no concurso "Sorri um conto" e que será publicado numa antologia.