Mostrar mensagens com a etiqueta Quinta do Picado. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Quinta do Picado. Mostrar todas as mensagens

2017-06-20

Vitória no concurso "A importância da água em Aveiro" - EB Quinta do Picado



A AdRA  desafiou os alunos do 3.º ano do Ensino Básico de todas as escolas do concelho de Aveiro a participar num concurso de expressão artística intitulado "A importância da água em Aveiro", .
Num universo de 37 trabalhos a concurso, 3 das turmas do nosso agrupamento passaram à final (3.º LB, EB Leirinhas, 3.º VF, Centro Escolar de Verdemilho e 3.º QPB, EB Quinta do Picado), tendo saído vencedora a tela da turma QPB da EB da Quinta do Picado.
 
 
 
 
 
 

2016-02-18

Carnaval nos JIs e 1.º CEB



Desfile de Carnaval das Escolas e Jardins de Infância do Agrupamento Dr. Mário Sacramento




No dia 5 de fevereiro, pela manhã, os jardins de Infância e as escolas do 1º Ciclo realizaram o cortejo de Carnaval, enchendo de alegria e cor as ruas da freguesia de Aradas.

O cortejo teve início no Largo da Igreja de Verdemilho seguindo para a EB2,3 de Aradas, onde todos os participantes puderam mostrar o resultado de um enorme trabalho na elaboração dos fatos que este ano obedeceu à temática do ambiente.

O desfile teve um grande impacto junto dos familiares e população local devido à criatividade, ao colorido dos fatos e dos disfarces elaborados pelas crianças, professores, educadoras, animadoras e assistentes operacionais.

No período da tarde as crianças dos Jardins de Infância, tiveram ainda a oportunidade de assistir, na EB2,3 de Aradas, à história encenada ”O nabo gigante”, com as vizinhas bisbilhoteiras. Este conto foi teatralizado pela Cláudia Stattmiller e pela Rita Camões que contaram com os miúdos e graúdos, numa grande diversão



Piedade Gomes

2015-06-16

Seis livros – Seis Olhares | exposição Pre-escolar

 

1_seislivrosO Departamento da educação Pré escolar desenvolveu ao longo do ano um projeto a que chamou “Seis livros, Seis olhares”, visando promover o interesse pelos livros, pelas histórias, pelas imagens, despertando a imaginação e a criatividade nas crianças pertencentes aos jardins-de-infância do Agrupamento Dr. Mário Sacramento. Pretendeu-se ainda, fomentar a articulação entre os jardins-de-infância, na partilha de saberes e experiências e o envolvimento dos pais / famílias.2_seislivros

 

A Exposição resultante deste projeto encontra-se no átrio da Escola Básica de Aradas até ao dia 18 de junho, onde poderá ser visitada por toda a comunidade educativa.

2015-05-19

Dia Mundial da Árvore | Quinta do Picado

Atividade dinamizada, no dia 20 de março de 2015, pelos alunos do Jardim de Infância e do 1.º ciclo da Quinta do Picado na festa de Encerramento do 2.º período e no âmbito do Dia Mundial da Árvore e da Floresta

clip_image002clip_image004clip_image006

Os alunos plantaram uma nogueira no jardim do Jardim de Infância da Quinta do Picado

Atividade desenvolvida pelos alunos do 1.º ano em articulação com as crianças do Jardim de Infância da Quinta do Picado, em fevereiro de 2015, intitulada “A leitura vai à pré”.

Os alunos do 1.º ano construíram um livrinho, intitulado “A Mimi” e efetuaram a respetiva ilustração que foi lido às crianças do J.I. por todos os seus autores.

clip_image008clip_image010clip_image012

clip_image014

2015-05-18

Quinta do Picado na aula de Ciências na EB 2,3 de Aradas

 

clip_image006Na sexta-feira à tarde, dia 16 de maio, fomos a pé à EB 2,3 de Aradas assistir a uma aula sobre minerais e rochas. Foi uma atividade no laboratório de ciências e foi diferente, porque não foi a nossa professora a dar a aula mas o nosso professor de ciências, Pedro Rigueiro, das atividades de enriquecimento curricular.

A aula começou com a observação de duas rochas, (o que pensávamos na altura). Chegámos à conclusão, com a ajuda do professor que era um mineral e uma rocha. Aprendemos assim a diferença entre minerais e rochas. As rochas são formadas por dois ou mais minerais agrupados. Vimos também uma caixinha com vários minerais e visualizámos um power point sobre as rochas magmáticas, sedimentares e metamórficas.clip_image004

As rochas que mais gostámos de ver, tocar, cheirar, foram as rochas magmáticas, o basalto e pedra-pomes. O basalto era uma amostra muito mais pequena do que a pedra-polmes, metade e pesava muito mais. Foi muito engraçado porque pensávamos o contrário, por causa do seu volume. O professor Pedro explicou a razão.

Por fim, como nos portámos muito bem e aprendemos muito, apesar do professor Pedro dizer que iremos aprender muito mais coisas sobre as rochas e minerais, recebemos um certificado.

Agora queremos agradecer ao professor Pedro esta oportunidade de uma aula diferente, toda a paciência, a dedicação e principalmente a amizade que tem revelado durante este ano letivo.

Obrigado professor Pedro

Os alunos do 1.º e 4.º ano da EB Quinta do Picado

clip_image002

2015-05-04

“Coisas de Bichos” – hora do conto

 

No dia 30 de abril o escritor Fernando Mendonça dinamizou IMG_5053nos Jardins de Infância de Aradas, Quinta do Picado e Verdemilho a Hora do Conto, com o seu livro COISAS DE BICHOS editado pela Porto Editora e com ilustração de Zeca Sintra.


IMG_5055O escritor Fernando Mendonça proporcionou momentos de leituras e rimas sobre Bichos que foram do agrado de todas as crianças
.

2015-04-08

Entrevista a CARINA SOFIA– vencedora do concurso de ideias para nome do jornal do Agrupamento

 
CarinaSofia_RdE
“Como a Ria leva a água de um lado para o outro, às margens, também o jornal leva as notícias, que correm de um sítio para outro para todos saberem o que aconteceu e o que vai acontecer...”

- afirmou Carina Sofia, autora da ideia que deu nome ao nosso jornal (Ria da Escrita), na primeira entrevista.
A criação do Agrupamento de Escolas Dr Mário Sacramento originou a necessidade de adequar as diversas realidades da vida das escolas à nova unidade de gestão. Entre as várias práticas está a reformulação dos jornais num jornal do Agrupamento.
A Equipa constituída para desenvolver este projeto, em Janeiro de 2015, propôs como primeira iniciativa o lançamento de um concurso de ideias que suscitasse junto de toda a comunidade escolar a escolha de um nome para o novo meio de comunicação.
ideias para nome jornal
Chegaram à Direção da Escola, como era exigido pelo regulamento, aproximadamente duas dezenas de sugestões (cfr caixa). O júri, reunido em 4 de março de 2015, após verificação do cumprimento do regulamento por todas as propostas, reconheceu, por unanimidade, que “A ria da escrita” era a sugestão concorrente eleita para intitular o jornal com uma recomendação – aceite pela autora: retirar o determinante definido, ganhando assim a mensagem expressa mais amplitude semântica.
A sua autora é a aluna Carina Sofia Pinto, do 4º ano da Escola do Primeiro Ciclo da Quinta do Picado, da turma da Profª Dulce Mesquita. A Direção da Escola, pela Profª Sílvia Vermelho, deu a boa nova às vencedoras!
Como o Regulamento do concurso de ideias previa, para a proposta vencedora, uma entrevista com o autor ou autora, a equipa do jornal “Ria da Escrita” deslocou-se em reportagem à Quinta do Picado, na tarde primaveril do dia 19 de março, Dia do Pai.
A Direção da Escola, pela Profª Sílvia Vermelho, deu a boa nova às vencedoras! E, acertados o dia e a hora, a equipa do jornal “Ria da Escrita” deslocou-se em reportagem à Quinta do Picado na tarde primaveril do dia 19 de março, Dia do Pai.
À hora que chegámos dava ideia que a escola estava fechada: tudo sossegado! Tocámos à campainha. A Dª Alice simpaticamente assomou à porta (da antiga ala masculina da escola) e verificou se era seguro abrir: “Um bocadinho, por favor, já abro” – disse em tom baixo para não perturbar os trabalhos que decorriam. Entrámos. Veio ao nosso encontro. Atrás dela surgiu um (aluno) “vivaço”! Apresentámo-nos. “Ah! Sim, já sei. São do jornal!”. Perguntámos pela sala da Senhora Professora Dulce… “É ali, venham. Eu digo onde é!” – disponibilizou-se, deslumbrado, o pequeno. A Dª Alice acalmou o entusiasmo. Ele acatou pedindo desculpa.
- Boa tarde! Sejam bem-vindos – acolheu-nos a Profª Dulce – estamos a trabalhar, mas estávamos a contar interromper.
Entrámos na sala. Tudo compenetrado. Cada um desenvolvia o seu trabalho em espaços diferentes (pedagogia diferenciada). Ao fundo sobre a esquerda, a professora (de apoio) Luísa São Marcos trabalhava com um pequeno grupo. Saudámos a turma e recebemos um típico uníssono “Boa tarde!”.
- Então, sabem quem somos?
- Siiiiimmmm…
Carina e turma- E o que viemos cá fazer?
- Entrevistar a Carina! – foi sendo replicado pela sala.
- Então, quem é a Carina?
- Eu! – de dedo no ar, retorquiu a Carina, enquanto uma floresta “digital” apontava na sua direção, ali mesmo na primeira secretária, à nossa frente.
Parabéns, Carina! E muitos parabéns à Senhora Professora e à turma! Merecem todos uma grande salva de palmas! – o que sucedeu instantaneamente, com aquele entusiasmo alegre de quem se revê como parte da história.
Saímos com a Carina para outro espaço, no exterior, para conversar um pouco. Falámos sobre várias coisas para que a Carina se sentisse bem connosco – o que não foi difícil. É uma criança muito simpática, atenta. Ótima interlocutora.
- Como é que queres que te chame, como gostarias de ser conhecida?
- Carina Sofia!
- Estás muito bonita, Carina, toda de violeta!? É pela primavera ou por outra razão?
- É. Mas também é por gostar muito da Violeta.
- Ai sim!? E qual é a canção de que gostas mais?
- Gosto de duas: “Soy Mi Mejor Momento” e “En Mi Mundo”.
- E gostas de mais algum grupo musical?
- Sim. Também gosto muito da Ana Montana.
- Então a tua cor favorita, qual é? É violeta, não?
- Gosto muito do violeta, mas a minha cor favorita é o azul, por causa do céu e do mar! Mas sou do Benfica!
(risos)
- Tu estás de parabéns! – reforçámos.
- Sim. Eu e os meus colegas.
- É verdade! Tens razão. As nossas escolas todas…. o nosso Agrupamento. Somos muitas escolas, muitos alunos. Sabes? A tua escola pertence a uma escola muito grande que se chama Agrupamento de Escolas Dr Mário Sacramento – explicitámos.
- Pois é. Já não me lembrava.
- Ter dado uma sugestão tão bonita para o nome do nosso jornal… é extraordinário!? Como é que foi? Como é que tiveste inspiração para dar esta ideia? “Ria”, porquê? Estavam todos a rir muito?
- Não! Não é de rir, é de Ria, de termos uma Ria! A Senhora Professora Dulce falou-nos do assunto na aula. Leu o regulamento e disse que era muito importante participar também. E num dia pediu ideias.
- Uma “chuva de ideias”, com todos os meninos e meninas a darem sugestões? – interrompemos.
- Sim, isso mesmo. E eu também estava a pensar numa ideia… Como há dias fomos a Aveiro visitar um jornal e eu gostei muito, lembrei-me de tantas coisas que fazem nos jornais... Quando entendi que era importante que o jornal tivesse um nome de acordo com o nosso meio e o que fazemos na escola, eu disse “A Ria da escrita”!
- “A ria da escrita”?! Como é que te lembraste da “escrita”?
- Na escola escrevemos muito. E pensei que um jornal é assim como a Ria: cheio de coisas escritas, muitas coisas que acontecem, muitos textos. As coisas boas e as coisas menos alegres que vão acontecendo. Histórias. Pessoas. E como a Ria leva a água de um lado para o outro, às margens, também o jornal leva as notícias, que correm de um sítio para outro para todos saberem o que aconteceu e o que vai acontecer…!
- Por falares em notícias... Como é que soubeste a notícia que eras a vencedora? Como foi a reação? Concordaste com aquela pequena alteração à tua ideia [retirar o determinante definido]?
- A Senhora Professora leu o mail à turma e ficámos todos… em silêncio. De repente começámos a bater palmas e aos abraços. Foi uma alegria muito grande. Foi o dia mais feliz que tive na escola! Como não tínhamos muito tempo naquele dia, vamos agora festejar com um bolo.
- Então já nem foi importante a alteração?!
- Pois não. Assim é que fica bem. O jornal vai ser de todos! Todos podemos ler…
- Gostas de ler?
- Gosto. Mas agora ainda gosto mais. Vou ter de estudar muito. Quero ter mais ideias.
- Estamos quase a terminar esta nossa entrevista, muito agradável. Mais uma coisa: também vais continuar a escrever, não é? Podes escrever textos para publicarmos…
- Sim, se puder ser, eu vou escrever. E também vou dizer aos meus colegas para escrevermos para o nosso jornal. O jornal é nosso!? É mesmo nosso!
- Carina Sofia, mais uma vez parabéns! Parabéns a todos! Obrigado por esta entrevista, a primeira do nosso jornal. O Sr. Diretor do Agrupamento, no Dia do Patrono, irá entregar-te o prémio.