2018-03-05
Semana da Leitura - EB 2/3
2016-10-26
2016-07-18
A caminho de férias, "Histórias de passagem…"
| Horário: 15h00 - 16h00
Bilheteira: Entrada livre Informações: telf. 234 386 158 | ||
Mais informações: biblioteca.cm-aveiro.pt/ | ||
2016-03-21
Yuning Shi (2016). Inéditos.
Sou irremediavelmente curiosa. Tento ser precisa. Procuro ser criativa. Pragmatismo acima de tudo.Como tal, não sei o que aqui escrever. Aliás, aparentemente soubera-o, pois já o tinha escrito em vários poemas.Por que escrevo?Simplesmente sou, sinto, penso, escrevo, e volto a sentir. Transformo-me.Mas há mais. Espero tocar nalguma alma perdida, vagueando por esta inconsciente vida, como Pessoa me tocou a mim. Pois nada tem um final e tudo tem um fim.E é tudo.
Yuning Shi (2016) | AEMS
Nós, professores, que trabalhamos em situações de comunicação, sabemos o quão importante é vermos nos olhos dos nossos alunos o entendimento do que estamos a partilhar, a comunhão desse entendimento ou o seu questionar, e percebermos que estamos a falar a mesma linguagem.
Como professora de Português, já vi alunos a irem para além desta comunhão e partilha e voarem, ganhando asas num voo ainda incerto, mas determinado. A Yuning Shi, neste ano, é uma dessas alunas. Depois de termos analisado um ou dois poemas de Fernando Pessoa, ela começou a fazer poesia: houve um não sei quê que fez despontar nela o dom de saber expressar a sua sensibilidade, de dar forma ao seu voo e partir em liberdade poética. A produção tem sido intensa e partilhada com a turma ou só comigo. Os poemas da Yuning encantaram-me, vendo neles a semente de Pessoa num terreno muito fértil de tão criativo e analítico.
No seu nome, a Yuning traz o metal e o jade. Assim é ela: pragmática e determinada; valiosa e única. Aquela para quem “[…] nada tem um final e tudo tem um fim.”
Este poema que agora se publica é o primeiro de uma fornada de quase vinte empadas, metáfora saborosa que a Yuning gosta de empregar.
2015-06-16
Seis livros – Seis Olhares | exposição Pre-escolar
O Departamento da educação Pré escolar desenvolveu ao longo do ano um projeto a que chamou “Seis livros, Seis olhares”, visando promover o interesse pelos livros, pelas histórias, pelas imagens, despertando a imaginação e a criatividade nas crianças pertencentes aos jardins-de-infância do Agrupamento Dr. Mário Sacramento. Pretendeu-se ainda, fomentar a articulação entre os jardins-de-infância, na partilha de saberes e experiências e o envolvimento dos pais / famílias.
A Exposição resultante deste projeto encontra-se no átrio da Escola Básica de Aradas até ao dia 18 de junho, onde poderá ser visitada por toda a comunidade educativa.
2015-05-22
A decorrer… DIA DO PATRONO 2015!
2015-05-15
Amizade, o sol nos dias de chuva
Na minha opinião, a amizade é uma força difícil de quebrar. Não é como os ramos de uma árvore velha nos dias ventosos, nem como uma bola de cristal nas mãos de uma criança. É persistente e é uma das palavras mais importantes na vida de qualquer pessoa.
Na verdade, a amizade está presente em qualquer passo que se dá e sem ela o ser humano seria apenas uma alma negra e infeliz. Quando esta pequena palavra nasce na vida de uma pessoa, ergue-se um sorriso e, com um pequeno olhar, trocam-se sentimentos, como bondade, cumplicidade, alegria, honestidade, generosidade... E isto, sim, é a amizade! São todos os sentimentos positivos que podem existir. Com um verdadeiro amigo, nunca se ouve falar nas palavras egoísmo, ódio, crueldade ou solidão.
A amizade é como o sol nos dias de chuva. No momento em que não a temos, sentimos a sua falta.
Bárbara Alves 7.º D
Saudade
A saudade é como um túnel sem fim, uma flor murcha, uma nuvem cinzenta que não deixa ver o azul do céu.
A saudade pode ser consequência de variados acontecimentos: emigrações, mortes,…Apesar de existirem razões muito diversificadas, os sentimentos e emoções são os mesmos. O problema é que não existem palavras para os descrever, por isso, chamam-lhe saudade. Só quem os sente é que consegue perceber o que é a saudade, e este sentimento traz consigo uma série de outros: tristeza, solidão, e por vezes injustiça.
A saudade é um sentimento muito negativo, é como a escuridão… uma escuridão que não encontra luz e que nunca desaparece.
Leonor Leite da Silva, 7.º D – maio de 2015
2015-03-23
Era uma vez uma boca – conto
Era uma vez uma boca. Nesta boca viviam a língua e os dentes. Eram personagens muito egocêntricas: a língua achava que, por conseguir comunicar com o mundo exterior, era alguém muito importante e, os dentes achavam que se tratavam de verdadeiras pérolas raras e preciosas e, por isso, melhores que a língua.
Para aceder ao texto completo
Mais que uma ida ao teatro...
2015-03-20
[AEMS] – EB 2/3 de Aradas - Semana da Leitura
No âmbito da Semana da Leitura, atividade promovida pela Biblioteca da Escola de Aradas, Joana Gabriel esteve presente na rubrica “Encontro com o escritor” para falar de si, da sua dislexia e dos seus livros, aos alunos do 9ºano.
2015-03-18
A fada da minha vida. Conto
Um conto de um aluno do 11.º (José Castanho), que foi premiado com o 9.º lugar no concurso "Sorri um conto" e que será publicado numa antologia.


