Mostrar mensagens com a etiqueta EB 2/3 Aradas. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta EB 2/3 Aradas. Mostrar todas as mensagens

2018-03-05

Semana da Leitura - EB 2/3

De  5 a 9 de março, decorre a Semana da Leitura, com a as seguintes atividades:

1-   " Uma turma, um Conto" . Para que esta atividade se realize, todos os dias às 10:30 os professores devem levar o caderninho que se encontra na sala de professores, numa caixa devidamente identificada com o ciclo correspondente. A aula inicia-se com a leitura do conto devidamente datado. No final da aula, cada professor deve colocar outra vez o caderno na respetiva caixa, a fim de ser utilizado no dia seguinte.

2- Feira do livro: segue em anexo a calendarização para a visita à feira do livro. 




2016-10-30

Programa Judo na Escola


 Decorreu, no passado mês de outubro, no Pavilhão da Escola EB 2,3 de Aradas, a Cerimónia de Assinatura do Protocolo do Programa Judo na Escola. Esta cerimónia contou com a presença do judoca Nuno Delgado, do Sr. Presidente da Câmara de Aveiro e do Sr. Diretor do nosso Agrupamento de Escolas, entre outros convidados.
As fotografias refletem o ambiente que se viveu, onde o judoca Nuno Delgado e restante equipa efetuou uma sessão de trabalho com os nossos alunos do 4.º ano, tendo, inclusive, distribuído algumas lembranças.










2016-02-19

Torneio Escolar - 3X3 Basquetebol

O Agrupamento de Escolas Dr. Mário Sacramento organizou no passado dia 16.02.2016, entre as 08H30 e as 13H30, na Escola E. B. 2, 3 de Aradas, o Torneio Escolar - 3X3 Basquetebol.


Esta atividade dinamizada pelo Grupo de Educação Física do nosso Agrupamento, insere-se no Projeto Nacional de Basquetebol da Federação Portuguesa de Basquetebol, numa versão reduzida do jogo formal.
Participaram neste evento 59 equipas das duas Escolas do nosso Agrupamento, num total aproximado de mais de 200 alunos repartidos pelos diferentes escalões.
Desportivamente foi um excelente torneio em ambos os escalões, com jogos de boa qualidade e em termos organizativos foi um êxito reconhecido por todos os participantes.
Por último, importa referir o apuramento de 8 equipas de cada Escola do nosso Agrupamento que, vão representar as mesmas na próxima fase do Projeto Nacional no Agrupamento de Escolas de Esgueira, no próximo dia 02.03.2016.

Fernando Santos

2016-02-18

Carnaval nos JIs e 1.º CEB



Desfile de Carnaval das Escolas e Jardins de Infância do Agrupamento Dr. Mário Sacramento




No dia 5 de fevereiro, pela manhã, os jardins de Infância e as escolas do 1º Ciclo realizaram o cortejo de Carnaval, enchendo de alegria e cor as ruas da freguesia de Aradas.

O cortejo teve início no Largo da Igreja de Verdemilho seguindo para a EB2,3 de Aradas, onde todos os participantes puderam mostrar o resultado de um enorme trabalho na elaboração dos fatos que este ano obedeceu à temática do ambiente.

O desfile teve um grande impacto junto dos familiares e população local devido à criatividade, ao colorido dos fatos e dos disfarces elaborados pelas crianças, professores, educadoras, animadoras e assistentes operacionais.

No período da tarde as crianças dos Jardins de Infância, tiveram ainda a oportunidade de assistir, na EB2,3 de Aradas, à história encenada ”O nabo gigante”, com as vizinhas bisbilhoteiras. Este conto foi teatralizado pela Cláudia Stattmiller e pela Rita Camões que contaram com os miúdos e graúdos, numa grande diversão



Piedade Gomes

2016-02-06

Teatro na EB Aradas



No dia 18 de janeiro os alunos do 7º e 8º anos da Escola E. B. 2,3 de Aradas, assistiram à dramatização da Peça de Teatro "ID A tua marca na Net", com os atores Alexandre Silva e Pedro Górgia. Esta peça de teatro faz parte do Projeto Comunicar em Segurança da Portugal Telecom.
A sessão de teatro decorreu na sala de convívio dos alunos.


De uma forma bastante divertida, alunos e professores acompanhantes foram alertados relativamente aos cuidados a ter durante a navegação na Internet. A comunicação dos atores foi bastante assertiva tendo conseguido prender a atenção de todos até ao final da sessão.
O feedback dos atores relativamente à escola e aos nossos alunos foi muito positivo. Mais uma vez os alunos mostraram-se muito interessados e colaboradores.

2015-06-16

Seis livros – Seis Olhares | exposição Pre-escolar

 

1_seislivrosO Departamento da educação Pré escolar desenvolveu ao longo do ano um projeto a que chamou “Seis livros, Seis olhares”, visando promover o interesse pelos livros, pelas histórias, pelas imagens, despertando a imaginação e a criatividade nas crianças pertencentes aos jardins-de-infância do Agrupamento Dr. Mário Sacramento. Pretendeu-se ainda, fomentar a articulação entre os jardins-de-infância, na partilha de saberes e experiências e o envolvimento dos pais / famílias.2_seislivros

 

A Exposição resultante deste projeto encontra-se no átrio da Escola Básica de Aradas até ao dia 18 de junho, onde poderá ser visitada por toda a comunidade educativa.

2015-06-09

2015-05-18

25 de abril – ecos da evocação na EB Aradas

 

No passado dia 14 de maio, na EB 2,3 de Aradas, houve mais uma atividade, integrada no Plano de Atividades do Agrupamento, e destinada aos alunos dos 6º e 9º anos de escolaridade.

Ela teve lugar na sala de convívio dos alunos, decorreu das 14:30 às 16.30 e contou com a presença de ex militares, que, ainda, hoje, fazem parte da "Associação 25 de abril".

Eram eles o comandante Tito Cerqueira, o coronel Melo de Carvalho e o eng. Francisco Balacó.

Evocaram-se, como se depreenderá, os acontecimentos do 25 de abril de 1974. Um pouco tardiamente, talvez, mas é sempre tempo de falar dele, reviver e revisitá-lo um pouco.

O dia foi de agitação, azáfama e canseira, para ter tudo pronto e operacional - a sala decorada, as aparelhagens funcionais e as cadeiras postas nos seus lugares.

4O conjunto - simples, sóbrio e harmonioso - deu bom resultado, foi do agrado dos convidados, também, não faltaram os cravos vermelhos, como não podia deixar de ser, e, também, se ouviram algumas músicas ícones da altura.

Foi muito interessante ouvir o coronel Melo de Carvalho contar algumas memórias das suas passagens pela Guiné, no tempo do General Spínola. Até, do esforço feito pelo exército português, no sentido de ajudar os habitantes do território, abrindo estradas, ensinando-os e prestando-lhes cuidados de saúde.

Recordar, também, os princípios originais do Movimento Militar - democratizar, desenvolver e descolonizar. Era a política dos três dês.

Ouvir dos outros participantes o seu tipo de comprometimento com o Movimento, o empenhamento de todos para o seu sucesso final, a sua compreensão pelos desvios havidos, a consciência da obra inacabada e a necessidade de manter vivo e atual o espírito e a obra dos "capitães de abril".

41 anos depois, o apelo destes rapazes, hoje, na casa dos 70, é premente, necessário e aquele ato de coragem deverá ser escrito não na areia, mas na pedra da memória e do coração, para que nenhum vento do mundo o possa apagar, como diz o escritor João Pedro Mésseder, em contexto diferente. 

Os alunos aderiram e, depois das reprimendas iniciais, mantiveram-se calados, interessados e colocaram algumas questões aos nossos convidados.

3Vivemos em plena sociedade dos avós, da qual os netos desconhecem o que era aquele tempo e os sacrifícios por que tiveram de passar.

Com certeza que, no final, saíram mais esclarecidos e sabedores.

Resta-me, para concluir, agradecer a todos os professores, que deram o seu valioso contributo para o êxito desta iniciativa, permitindo-me destacar as colegas de Ed. Musical, Visual, assim como as de História do 9º ano.

A todos o meu reconhecimento. Bem hajam!

Américo Nogueira

2015-05-06

EB de Aradas evoca “25 de abril” … dia 14 de maio

 

25-Abril

No próximo dia 14 de maio, a partir das 14.30 horas, na EB 2,3 de Aradas, na sala de convívio dos alunos, far-se-á uma evocação do "25 de Abril", para os alunos dos 6.º e 9.º anos de escolaridade.

Para relembrar histórias deste importante acontecimento, contaremos com a presença de um militar da Força Aérea, hoje, já, na reserva, mas ligado à "Associação 25 de Abril" - o Sr. Eng.º Francisco Balacó. E, também, talvez, de uma outra surpresa....

Esperamos, assim, passar uma tarde divertida, útil e interessante.

Por isso, esperamos a presença de todos.

2015-04-07

Tertúlia “Ação do Papa Francisco”

 
5
No passado dia 19 de março, esteve na EB 2,3 de Aradas, o Senhor D. António Moiteiro, atual Bispo de Aveiro, para nos falar sobre o pontificado de Francisco I, assim como do futuro que o Papa quer para a Igreja Católica.
Foi uma noite interessante, bem disposta e bem passada, em que, a par das suas pertinentes considerações, ficámos a conhecer algumas das suas experiências com os Papas Bento XVI, Francisco e sobre o Vaticano.
O primado da economia, a ditadura das finanças, do dinheiro e a consequente desvalorização da Pessoa, enquanto tal, foram alguns dos tópicos que nunca convém esquecer e me permito destacar.
No final, foi-lhe oferecido um livro sobre a vida de Mário Sacramento e o apelo final foi o seguinte: que, cada um, à sua maneira, dê sempre o seu contributo para ajudar a construir um mundo melhor.
O Prelado foi recebido pelo conjunto de cordas e sopro da Banda da Quinta do Picado, que lhe tocou um medley, que foi do seu agrado, pois, por mais de uma vez, com o seu pé, procurou acompanhar o ritmo da música. 
Para a montagem da pequena exposição sobre a Beata Joana, muito contribuíram os trabalhos dos alunos dos 7º e 8º anos de História e Património Local.
 
A todos os que, de qualquer maneira, contribuíram para a realização e sucesso deste evento, o meu "Bem hajam".

 
Profº Américo Nogueira










2015-03-20

[AEMS] – EB 2/3 de Aradas - Semana da Leitura

 
joana3joana4Joana Gabriel, ex-aluna da EB de Aradas, estudante de História da Arte na Faculdade de letras da Universidade de Coimbra  publicou o seu primeiro livro ‘Herança de Sangue’ aos 18 anos e aos 20 ‘Sangue Oculto’.
No âmbito da Semana da Leitura, atividade promovida pela Biblioteca da Escola de Aradas, Joana Gabriel esteve presente na rubrica “Encontro com o escritor” para falar de si, da sua dislexia e dos seus livros, aos alunos do 9ºano.