Mostrar mensagens com a etiqueta Conferências. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Conferências. Mostrar todas as mensagens

2018-01-22

Semana da Unidade dos Cristãos

Colóquio organizado pelo 12º ano de EMRC
24.janeiro | 14:30 - auditório da Biblioteca
(Escola Sec. Dr Mário Sacramento)

RELIGIÃO... PARA QUÊ? Diálogos

2018-01-16

Parlamento Jovem



Na manhã do dia 15 de janeiro, na iniciativa Parlamento dos jovens na E.S. Mário Sacramento (créditos da foto para o Jesus M Vidinha) esteve o Deputado Aveirense Fernando Rocha Andrade. Escreveu no seu mural do FB
"Ouço muito dizer que os jovens não se interessam por política - a julgar pelas perguntas, parece-me que se interessam pelos assuntos - talvez não se interessem pela parte da intriga?"

2018-01-12

Carlos Palma na Escola Dr Mário Sacramento



E foi assim que Carlos Palma (cfr um exemplo), fundador da "Living Peace", um projeto educacional para a paz criado em 2012, mostrou às turmas de sociologia da nossa escola que nada é impossível e que nos tempos que correm a paz está mais perto do que nós imaginamos. Carlos Palma também referiu que a paz não é uma utopia, ao contrário do que se pensa, começa dentro de nós! Assim sendo, Carlos Palma começou a introduzir na escola onde dava aulas um dado da paz que engloba várias frases  incentivadoras à construção de relacionamentos de paz entre todos. E com um simples dado nasceu a base de um grande projeto reconhecido mundialmente, presente em mais de 1000 escolas, associações e grupos em 113 países envolvendo mais de 250 mil crianças e jovens. Vale a pena a pesquisa profunda deste projeto e consequentemente a nossa participação nele. Sim, porque fomos todos convidados a participar no projeto e assim com ações tão simples caminharmos para um mundo de paz!

Beatriz Carvalho 





2017-12-04

O dia Internacional dos Direitos Humanos

O dia Internacional dos Direitos Humanos ocorre no dia 10 de Dezembro.



 
A CIVITAS Aveiro não pode deixar de comemorar essa data e, como já vem sendo hábito nos últimos anos, tem um programa conjunto com as associações ORBIS e Comissão Diocesana Justiça e Paz.
O tema escolhido para este ano foi “Os Direitos que o Fogo Mata” e será este o mote para uma conversa no dia 9 de Dezembro, às 15horas, na Biblioteca Municipal de Aveiro.

2017-02-13

Palestra - Escola Sede


"Planos de Poupança; Planos de Investimento; Crise económica e as suas implicações; Quadro económico europeu.

Convidado - Dra. Maria Luís Albuquerque 

Data -  20 de Fevereiro de 2017

Horário - das 10.30 h às 13.00 h.


Dinamizadores - Direção da escola e a equipa do "Clube Europeu"
Turma envolvida: 12º F - Disciplina de Economia C

2016-10-03

Workshop para jovens


Workshop “Respeito pela Diferença” – dia 20 de outubro de 2016 das 15:00 às 16:30 (inscrições até 13 outubro) – Formadores Equipa do CLDS – 3G Aveiro
Destinatários: Jovens dos 15 aos 21 anos e residentes no concelho de Aveiro.
Nº de participantes: mínimo 8/máximo 15;





Workshop “Sexualidade na Adolescência” – dia 26 de Outubro de 2016 das 15:00 às 16:30 (inscrições até 19 de Outubro) – Formadores Equipa do CLDS – 3G
Destinatários: Jovens dos 15 aos 21 anos e residentes no concelho de Aveiro e/ou a frequentar Estabelecimento de Ensino no Concelho de Aveiro.
Nº de participantes: mínimo 8/máximo 15.




CLDS 3G Aveiro
Contrato Local de Desenvolvimento Social, 3ª Geração
Centro Cultural e de Congressos de Aveiro
Cais da Fonte Nova
3811-904 Aveiro

234 406 445
clds3g.aveiro@caritas.pt

2016-04-21

João Amaral, autor e ilustrador de banda desenhada, na escola sede





O autor e ilustrador de banda desenhada, João Amaral, esteve connosco no dia 4 de fevereiro, para apresentar uma das suas mais recentes obras, A Viagem do Elefante. Trata-se de uma adaptação para BD do romance de José Saramago, com o mesmo nome e prefaciada por Pilar del Rio. A palestra foi seguida de uma sessão de autógrafos: João Amaral recriou, ao vivo, o elefante Salomão e a todos desejou “uma boa Viagem”.
Segue-se a entrevista que João Amaral concedeu a Rúben Pinto, nosso aluno do 7.º B, e membro do Clube de BD/Manga da BE.


R.: – “Que livros de BD lia, quando tinha a nossa idade?”
J.A: - Eu gostava muito dos autores franceses, como Rob Vel (Robert Velter, criador da famosa personagem Spirou) e do belga André Franquin (autor de outra personagem muito conhecida, o Marsupilami).


R.: - E já escrevia e desenhava, nessa época?
J.A.: - Sim, mas francamente, não gosto desses desenhos quando os revejo, estão muito imperfeitos. Mas sempre quis ser ilustrador de banda desenhada. A minha formação académica é em Marketing, mas prefiro a arte. A minha máquina fotográfica é um caderno, nele desenho o que penso e o que vejo.
 

R.: Por que razão quis desenhar “ A Viagem do Elefante”?
J.A. : - É um livro que significa muito para mim. Foi a minha mulher, que é uma leitora compulsiva, que me aconselhou a lê-lo e comecei logo a visualizar as imagens na  minha cabeça! Relata, como sabem, a viagem de um elefante indiano, Salomão, que foi oferecido  pelo rei português, D. João III, ao seu primo arquiduque Maximiliano da Áustria, de Lisboa a Valladolid e depois a Viena. Eu procurei conhecer pessoalmente esse primeiro trajeto para melhor retratar a paisagem.
Trata-se, no fundo de uma parábola sobre a própria vida, que é uma viagem, nascemos para caminhar, caminhar e depois a caminhada acaba, morremos. Fazemos um percurso, um caminho contínuo de aprendizagem, como o Cornaca, mas que, um dia, acaba.
Foi um trabalho difícil, pois quis ser fiel ao texto de José Saramago, ao espírito da obra. Demorou cerca de dois anos e meio, a trabalhar oito horas por dia… Criei cerca de 120 pranchas, foi preciso passá-las a tinta, fazer as legendas, colorir as pranchas no computador (é mais higiénico e a minha mulher aprova!) …Resolver situações que foram aparecendo, a banda desenhada é uma arte sequencial... A cor vai mudando ao longo do livro, primeiro, em  Portugal é azulada, em Espanha predominam tons mais quentes, em Itália é mais esverdeada e nos Alpes o branco domina tudo…

No livro original, José Saramago não aparece de nenhuma forma, no meu livro José Saramago aparece também como a personagem que narra a viagem. Foi uma forma de aproximar o criador da criação e fazer sobressair a fina ironia de Saramago.

(Rúben Pinto e Eunice Pinho
Clube BD/Manga da BE )

2015-04-07

Tertúlia “Ação do Papa Francisco”

 
5
No passado dia 19 de março, esteve na EB 2,3 de Aradas, o Senhor D. António Moiteiro, atual Bispo de Aveiro, para nos falar sobre o pontificado de Francisco I, assim como do futuro que o Papa quer para a Igreja Católica.
Foi uma noite interessante, bem disposta e bem passada, em que, a par das suas pertinentes considerações, ficámos a conhecer algumas das suas experiências com os Papas Bento XVI, Francisco e sobre o Vaticano.
O primado da economia, a ditadura das finanças, do dinheiro e a consequente desvalorização da Pessoa, enquanto tal, foram alguns dos tópicos que nunca convém esquecer e me permito destacar.
No final, foi-lhe oferecido um livro sobre a vida de Mário Sacramento e o apelo final foi o seguinte: que, cada um, à sua maneira, dê sempre o seu contributo para ajudar a construir um mundo melhor.
O Prelado foi recebido pelo conjunto de cordas e sopro da Banda da Quinta do Picado, que lhe tocou um medley, que foi do seu agrado, pois, por mais de uma vez, com o seu pé, procurou acompanhar o ritmo da música. 
Para a montagem da pequena exposição sobre a Beata Joana, muito contribuíram os trabalhos dos alunos dos 7º e 8º anos de História e Património Local.
 
A todos os que, de qualquer maneira, contribuíram para a realização e sucesso deste evento, o meu "Bem hajam".

 
Profº Américo Nogueira










2015-03-18

D. António Moiteiro (Bispo de Aveiro) na EB 2/3 de Aradas


papaA EB 2,3 de Aradas organiza uma Tertúlia, no próximo dia 19 de março, pelas 21:30 horas, na Biblioteca, onde o Bispo de Aveiro, D. António Moiteiro, esclarecerá a ação do Papa Francisco e dos caminhos por onde ele pretende conduzir os destinos da Igreja Católica.