2020-02-14
"Namorar não é ser dono. É tratar bem" - campanha nacional
"Namorar não é ser dono. É tratar bem": a campanha contra a violência no namoro
O Estudo Nacional sobre a Violência no Namoro 2020 revelou que há uma elevada legitimação da violência exercida através das redes sociais, do controlo do vestuário ou de hábitos de convívio. No Dia de S. Valentim, sai para a rua a campanha #NamorarNãoÉSerDon@, da Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade
2018-03-02
Visita Pastoral (também) na Paróquia de Aradas
D. António Moiteiro Ramos, Bispo de Aveiro, depois de ter estado na sede do Agrupamento, no âmbito da visita pastoral à Paróquia da Glória, na cidade de Aveiro, esteve também, durante a mesma atividade pastoral em Aradas, com muita simplicidade e cortesia, a visitar as escolas do nosso Agrupamento naquela circunscrição da Igreja Católica.
Acompanhado pelo Pároco, Pe Paulo Cruz, e pelo Diretor do Agrupamento, Dr Mário Lavrador, o Bispo de Aveiro passou, para saudar e incentivar a dedicação ao ensino e à educação, na manhã de sexta-feira, dia 2 de março, sexta-feira,:
10h00 - Centro escolar de Verdemilho
10h30 - Escola da Quinta do Picado
11h00 - Escola do Bonsucesso
11h30 - Escola das Leirinhas
12h00 - Escola EB 2, 3 de Aradas, onde, integrados com os alunos e comunidade escolar, foi o almoço e encerramento da visita.
2017-12-04
O dia Internacional dos Direitos Humanos
2017-05-08
2016-09-15
RECOMEÇÁMOS....
O ano letivo 2016-17 começou!
A escola sede (Secundária Dr Mário Sacramento) início o ano com as instalações renovadas. Motivo suficiente para registar com justificado expectativa.
A quarta-feira, dia catorze, no âmbito do plano de abertura do ano letivo, foi de receção aos alunos e pais/encarregados de educação em todo o Agrupamento.
| Ministro do Ambiente na "sua" escola (Dr Mário Sacramento - Aveiro) |
15:15h - Sessão de boas-vindas;
15:30h - Visita às instalações da escola, com contacto com alunos em sala de aula;
16:15h - Sessão de apresentação do livro digital e do site “A Água na Escola Portuguesa”, a ter lugar na sala anexa à Biblioteca;
16:45h - Encerramento da visita.
![]() |
| Ministro do Ambiente, Vereadora Rosário Carvalho, Diretor do Agrupamento, Deputada Inês Lamego, Prof Jesus Vidinha |
Esta visita teve outros desenvolvimentos na imprensa local
2016-01-04
Aveiro em Festa | S. GONÇALINHO 2016
7 de Janeiro – Quinta-feira
18h00 – Celebração da Palavra • Coro composto por Mordomos e Mordomas de São Gonçalinho
18h45 – Fogo - Inicio dos festejos
21h45 – Concerto da Tuna Feminina da Associação Académica da Universidade de Aveiro
22h45 – Concerto Tuna Universitária de Aveiro
23h45 – Fogo-de-artifício24h00 – DJ Gonçalo Araújo
8 de Janeiro – Sexta-feira
10h30 - Exibição da peça de teatro, Papa Cavacas - procura-se namorada pelo bairro da Beira-Mar. Entrega de livro às crianças
18h00 – Fogo
22h00 – Concerto EXPENSIVE SOUL
23h45 – Fogo-de-artifício
24h00 – WhiteNoise
9 de Janeiro – Sábado
09h30 – Arruada • Fanfarra Kaustika
12h00 - Fogo
14h00 - Arruada • Fanfarra Kaustika
18h00 – Missa Solene presidida pelo Sr. Pároco da Paróquia da Vera Cruz, Manuel Rocha;Cânticos - Grupo de Jovens da Paróquia da Vera Cruz
19h00 – Fogo
22h00 – Concerto ANA MOURA
23h45 – Fogo de Artifício
24h00 – ROSSAnaGROSSA
10 de Janeiro – Domingo - Dia de São Gonçalinho
09h30 – Arruada de agradecimento com “Grupo de Gaitas de Foles da Fanfarra de São Bernardo”
12h00 – Missa Solene presidida por Sua Exa. Rev. Sr. Bispo de Aveiro, D. António Moiteiro; Cânticos - Grupo Coral da Vera Cruz
13h00 – Fogo
15h00 – Concerto “GANDA MALUCOS” (Largo do Rossio)
15h15 – Tempo de Oração
18h00 – Fogo
22H00 – Concerto ORQUESTRA 12 DE ABRIL COM JORGE PALMA
23h45 – Fogo-de-artifício
11 de Janeiro – Segunda
09h30 – Missa por alma das pessoas falecidas da Beira Mar
10h30 - Exibição da peça de teatro, Papa Cavacas - procura-se namorada pelo bairro da Beira-Mar. Entrega de livro às crianças
12h00 – Fogo
17h45 – Fogo
18h00 – Entrega do Ramo com romagem na Beira Mar
22h00 – Concerto com QUIM BARREIROS
23h45 – Fogo-de-artifício - Espetáculo Piromusical
(Fonte: https://www.facebook.com/events/170439959976191, consultado em 2016.01.04)
2015-12-07
Dia Internacional dos Direitos Humanos - 10 de dezembro
Em 5 minutos numa aula.
![]()
No próximo dia 10 de Dezembro, durante todo o dia, desenvolver-se-á uma atividade em que os alunos envolvidos irão às salas de aula fazer uma pequena representação de, aproximadamente, 5 minutos.
Professores dinamizadores: Celestino Marinho e Amélia Moreira
Cfr também
Seminário sobre maus tratos na infância
História dos Direitos Humanos (vídeo)
2015-12-02
2015-08-07
Ciclaveiro… cicloficina.
Ciclaveiro é um grupo de cidadãos que acredita no poder
que a utilização da bicicleta, como meio de deslocação, tem para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Somos um grupo com energia, projectos, ideias e com vontade de fazer a mudança junto da nossa comunidade de Aveiro.
O que é uma cicloficina?
A cicloficina é um ponto de encontro onde os participantes põem as mãos na massa e partilham conhecimentos e experiências na arte de pedalar e arranjar bicicletas.
Uma cicloficina baseia-se na simplicidade do funcionamento mecânico das bicicletas e caracteriza-se por oferecer acesso a ferramentas, peças usadas e sobretudo a um momento de conhecimento partilhado.
Em cada sessão os participantes são motivados a familiarizarem-se com a sua própria bicicleta, apercebendo-se de como se podem tornar responsáveis pelas suas manutenções e reparações.
É uma oportunidade de aprender e conversar e com os outros ciclistas sobre estas reparações e sobre outros assuntos relacionados com a utilização regular da bicicleta, que surgem naturalmente.
Não se deve confundir uma cicloficina com uma loja, pois além de não ter fins lucrativos, na cicloficina não queremos prestar serviços a clientes, mas sim partilhar conhecimentos. A cicloficina, com o seu papel de divulgação e promoção da bicicleta, beneficia as empresas do ramo ao expandir a sua base de potenciais clientes.
Como funciona?
Basta apareceres com a tua bicicleta e com vontade de aprender ou de ensinar.
Serás acompanhado quando houver oportunidade, reparando a tua bicicleta; tens mesmo de usar as tuas mãos para perceber o que está avariado ou danificado.
Pergunta e partilha os teus conhecimentos e verás como junto com outros se torna fácil aproximares-te do funcionamento da bicicleta.
A cicloficina é aberta a todos que nela queiram colaborar e participar.
Quais os objectivos?
O objectivo fundamental é incentivar e promover a utilização quotidiana da bicicleta como forma de transporte.
Ao mesmo tempo, contribuir para o aumento das interacções e fortalecimento das relações da comunidade, e para o desenvolvimento de competências e autonomia dos utilizadores de bicicleta.
E também, fomentar a animação do espaço e da vida colectiva do local onde decorre a cicloficina.
Quando e onde?
Cicloficina da UA
Primeira Cicloficina da UA realizou-se a 7 de Maio. Mais informação aqui.
(Próximas edições a recomeçarem a partir de Setembro)
Cicloficina de Aveiro
No segundo sábado de cada mês a iniciar a 13 de Junho, no Mercado Manuel Firmino (mapa), entre as 10h e as 13h.
As datas para 2015, são as seguintes:13 de Junho adiado para 20 Junho 14h-17h
11 de Julho
08 de Agosto
12 de Setembro
10 de Outubro
14 de Novembro
12 de Dezembro
Informações e Contactos
2015-07-29
Peregrinação a Taizé com passagem por Ávila, de 31 de julho a 11 de agosto
Os alunos do Secundário do nosso Agrupamento partilham, desde há, anos esta mesma peregrinação.
A Diocese de Aveiro está a caminho…
Aproxima-se a passos largos mais uma peregrinação Taizé-Verão, organizada pelo SDPJV Aveiro. Desde o verão de 2006 que a pastoral juvenil de Aveiro proporciona esta experiência marcante de Deus na Comunidade de Taizé, em França, aos jovens da nossa Diocese, com excepção do ano de 2011 com Jornadas Mundiais da Juventude em Madrid a marcar o verão desse ano.
Este ano somos 25 participantes, entre os 15 e os 50 anos, das Paróquias de Borralha, Esgueira, Palhaça, Salreu, Sangalhos, Santo André de Vagos, São Bernardo, São Jacinto, Vera-Cruz, acompanhados por 2 elementos da equipa de coordenação do SDPJV e um sacerdote da Diocese.
Num ano marcante para a Comunidade de Taizé em que se celebram 75 anos do início da comunidade, 100 anos do nascimento do seu fundador e 10 anos da sua morte, associamo-nos nesta experiência forte de Deus, de Igreja, de oração e comunhão, com milhares de jovens do mundo inteiro.
Partiremos a 31 de Julho, às 20h00, do Seminário de Aveiro, passaremos uma noite na Paróquia de Cahors, França e no regresso ficaremos na Paróquia de Santo António de Pádua, em Ávila, onde, a propósito dos cinquentenário de Santa Teresa, visitaremos a Catedral da cidade e o Convento de Santa Teresa.
Faremos toda a viagem de ida e volta em conjunta com um grupo do SDPJ de Lamego que se associou a nós nesta peregrinação.
Peregrinação Taizé-Verão pelo SDPJV Aveiro, a história:
2006 – 25 participantes, com passagem por Limoges
2007 – 31 participantes, com passagem por Clermont Ferrand
2008 – 9 participantes
2009 – 44 participantes, com passagem por Saint Junien e Oradour sur Glane
2010 – 11 participantes, incluída no grupo da Diocese do Porto, com passagem por Barcelona e Ars
2012 – 16 participantes
2013 – 35 participantes, com passagem por Lyon
2014 – 1 participante, incluída no grupo da Diocese do Porto, com passagem por Pamplona e San Sebastian
Conhece a comunidade de Taizé: www.taize.fr/pt
Posted by diocesea on Jul 27, 2015
2015-07-02
15 anos da ADAV-Aveiro - Livro de contos reúne figuras cimeiras da cultura nacional
A ADAV-Aveiro celebra 15 anos de existência com a publicação de 10 contos inéditos pela editora Tempo Novo. O acontecimento terá lugar no dia 4 de julho, no Museu de Santa Joana, em Aveiro, entidade que apoia esta iniciativa. Pelas 15horas, na Igreja de Jesus, Museu de Aveiro, tem lugar um concerto pelos coros Capella Antiqua e Coro da Catedral (de Aveiro), seguido do lançamento do livro A vida conta… Branco no Preto, coletânea de 10 textos escritos para a efeméride, de autores conhecidos do grande público, como os médicos Walter Osswald, e os escritores Maria Teresa Maia Gonzalez, Nuno Higino, João César das Neves e o aveirense Gaspar Albino.
A entrada é livre.
__________________
A ADAV-Aveiro é uma associação de solidariedade social que «tem por finalidade o apoio à família, assim como a defesa e a promoção da vida humana e da dignidade da mulher» (Estatutos, art. 3º).
Constituída por escritura pública em 21 de Julho de 2000, a Associação de Defesa e Apoio da Vida propõe-se realizar actividades, sobretudo, em duas áreas:
– apoio a grávidas e bebés em dificuldade
– formação no campo da educação sexual e do planeamento familiar.
Direção
Luís Silva (Presidente)
Amândio Albuquerque
Fernanda Capitão
Miguel Martins
Teresa Correia
Voluntárias
Coordenadora – Fernanda Capitão
Várias voluntárias estão na Sede entre as 10h e as 12h de 2.ª feira a 6.ª, e à 4.ª e 5.ª feiras – 14h às 16h, para dar resposta às necessidades dos utentes.
2015-06-24
2015-05-18
25 de abril – ecos da evocação na EB Aradas
No passado dia 14 de maio, na EB 2,3 de Aradas, houve mais uma atividade, integrada no Plano de Atividades do Agrupamento, e destinada aos alunos dos 6º e 9º anos de escolaridade.
Ela teve lugar na sala de convívio dos alunos, decorreu das 14:30 às 16.30 e contou com a presença de ex militares, que, ainda, hoje, fazem parte da "Associação 25 de abril".
Eram eles o comandante Tito Cerqueira, o coronel Melo de Carvalho e o eng. Francisco Balacó.
Evocaram-se, como se depreenderá, os acontecimentos do 25 de abril de 1974. Um pouco tardiamente, talvez, mas é sempre tempo de falar dele, reviver e revisitá-lo um pouco.
O dia foi de agitação, azáfama e canseira, para ter tudo pronto e operacional - a sala decorada, as aparelhagens funcionais e as cadeiras postas nos seus lugares.
O conjunto - simples, sóbrio e harmonioso - deu bom resultado, foi do agrado dos convidados, também, não faltaram os cravos vermelhos, como não podia deixar de ser, e, também, se ouviram algumas músicas ícones da altura.
Foi muito interessante ouvir o coronel Melo de Carvalho contar algumas memórias das suas passagens pela Guiné, no tempo do General Spínola. Até, do esforço feito pelo exército português, no sentido de ajudar os habitantes do território, abrindo estradas, ensinando-os e prestando-lhes cuidados de saúde.
Recordar, também, os princípios originais do Movimento Militar - democratizar, desenvolver e descolonizar. Era a política dos três dês.
Ouvir dos outros participantes o seu tipo de comprometimento com o Movimento, o empenhamento de todos para o seu sucesso final, a sua compreensão pelos desvios havidos, a consciência da obra inacabada e a necessidade de manter vivo e atual o espírito e a obra dos "capitães de abril".
41 anos depois, o apelo destes rapazes, hoje, na casa dos 70, é premente, necessário e aquele ato de coragem deverá ser escrito não na areia, mas na pedra da memória e do coração, para que nenhum vento do mundo o possa apagar, como diz o escritor João Pedro Mésseder, em contexto diferente.
Os alunos aderiram e, depois das reprimendas iniciais, mantiveram-se calados, interessados e colocaram algumas questões aos nossos convidados.
Vivemos em plena sociedade dos avós, da qual os netos desconhecem o que era aquele tempo e os sacrifícios por que tiveram de passar.
Com certeza que, no final, saíram mais esclarecidos e sabedores.
Resta-me, para concluir, agradecer a todos os professores, que deram o seu valioso contributo para o êxito desta iniciativa, permitindo-me destacar as colegas de Ed. Musical, Visual, assim como as de História do 9º ano.
A todos o meu reconhecimento. Bem hajam!
Américo Nogueira
2015-05-06
EB de Aradas evoca “25 de abril” … dia 14 de maio
No próximo dia 14 de maio, a partir das 14.30 horas, na EB 2,3 de Aradas, na sala de convívio dos alunos, far-se-á uma evocação do "25 de Abril", para os alunos dos 6.º e 9.º anos de escolaridade.
Para relembrar histórias deste importante acontecimento, contaremos com a presença de um militar da Força Aérea, hoje, já, na reserva, mas ligado à "Associação 25 de Abril" - o Sr. Eng.º Francisco Balacó. E, também, talvez, de uma outra surpresa....
Esperamos, assim, passar uma tarde divertida, útil e interessante.
Por isso, esperamos a presença de todos.




