Mostrar mensagens com a etiqueta Visitas de Estudo. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Visitas de Estudo. Mostrar todas as mensagens

2018-03-01

Ecos da peregrinação a Taizé 2018 - alunos de EMRC



Espírito e espiritualidade de Taizé

Taizé, uma simplicidade que abre o coração. 
Há duas semanas, embarquei novamente nesta viagem. Na verdade, já sentia muitas saudades de estar inserida na comunidade. A rotina de orações pode parecer algo entediante, de facto três orações por dia não são o "menu" mais apelativo... No entanto, fiz dessas orações, verdadeiros momentos de reflexão e de conversa com Ele. É de salientar, que nas alturas de silêncio e de louvor várias religiões reuniam-se numa só igreja. Aliás, tive a oportunidade de experenciar isso: convivi e rezei com protestantes, adventistas e com não-crentes. 
Hoje, já em Portugal, tento manter o espírito de Taizé. Não é fácil dada complexidade e agitação constante em que vivemos. Sem dúvida, que os cânticos continuam a dar ritmo à minha vida, sempre transmitindo a calma que, por vezes, necessito. As orações mensais que algumas paróquias dinamizam são um ótimo ponto de reencontro, que aconselho vivamente a que todos os que foram e os que têm curiosidade a irem!
De Aveiro (Diocese) participámos quase 500 alunos de EMRC e professores. Tivemos o privilégio de, connosco, neste grande grupo dos quase três mil, termos a companhia do nosso Bispo, D, António Moiteiro, o que também distinguirá o ano de 2018
"Passa-se por Taizé como se passa perto de uma fonte. O viajante para, mata a sua sede e continua o seu caminho." S. João Paulo II

Traços da vida na comunidade

Este ano, a nossa experiência em Taizé foi bastante diferente da anterior, mas igualmente gratificante. Escolhemos como trabalho fazer parte da “welcoming night team”, que consistia em, chegada a hora da recolha às camaratas (23:30), mandar - diplomaticamente - os demais jovens convergir rumo aos seus aposentos, apagarem as luzes e fazerem silêncio. Naturalmente se presume a dificuldade prática deste papel inglório nas primeiras noites desta semana inenarrável, mas dia após dia o cansaço cumulativo generalizado foi jogando a nosso favor.
Realizámos também outras tarefas voluntárias, tais como apanhar o lixo e lavar casas de banho, que não só se revelaram menos repulsivas do que pensávamos, como surpreendentemente levianas.
De resto, a nossa opinião sobre Taizé não foge à regra dos privilegiados que lá vão, e como tal esperamos que esta não tenha sido a nossa última vez!
(12º ano)

2016-04-12

"Unesco Heritage", Erasmus+, conta com o AEMS na Croácia

No âmbito do projeto "Unesco Heritage",  Erasmus+, os alunos do 12ºF, que se encontram na atividade de aprendizagem na Croácia,  fizeram a apresentação de dez monumentos do nosso património, inscrito na Unesco, usando o Google Maps. 



-----------------------------

2016-02-19

Taizé 2016. AEMS participou na Viagem que levou 1500 portugueses a França



Passa-se por Taizé como se passa perto de uma fonte. O viajante pára, mata a sede e continua o seu caminho. Os irmãos da comunidade não querem deter-vos. Querem, na oração e no silêncio, permitir-vos que bebais a água viva prometida por Cristo, que conheçais a sua alegria, que reconheçais a sua presença, que respondais ao seu chamamento, e depois que torneis a partir para dar testemunho do seu amor e servir os vossos irmãos nas vossas paróquias, nas vossas cidades e aldeias, nas vossas escolas, nas vossas universidades e em todos os vossos locais de trabalho. - esta será a melhor imagem do que se vive nesta pequena aldeia da Borgonha.

Vinte e oito alunos do nosso Agrupamento, acompanhados pelos Professores Acácio Rodrigues e Manuel de Sousa, viveram uma semana num mosteiro (ecuménico) do século XXI. Da Diocese de Aveiro participaram ainda mais nove escolas, distribuídos por quatro autocarros, convictos que no próximo ano há predisposição para voltar.



2016-02-12

Viaje cultural a Barcelona

Nuestro Proyecto de viaje cultural a Barcelona, que entró en el concurso XIII Premios Pilar Moreno 2016, promovido y organizado por la Consejería de Educación de la Embajada de España en Portugal, los representantes de la família de la Señora Doña Pilar Moreno Diaz de Peña y el Ministério de Educação e Ciência de Portugal.

2015-05-18

Quinta do Picado na aula de Ciências na EB 2,3 de Aradas

 

clip_image006Na sexta-feira à tarde, dia 16 de maio, fomos a pé à EB 2,3 de Aradas assistir a uma aula sobre minerais e rochas. Foi uma atividade no laboratório de ciências e foi diferente, porque não foi a nossa professora a dar a aula mas o nosso professor de ciências, Pedro Rigueiro, das atividades de enriquecimento curricular.

A aula começou com a observação de duas rochas, (o que pensávamos na altura). Chegámos à conclusão, com a ajuda do professor que era um mineral e uma rocha. Aprendemos assim a diferença entre minerais e rochas. As rochas são formadas por dois ou mais minerais agrupados. Vimos também uma caixinha com vários minerais e visualizámos um power point sobre as rochas magmáticas, sedimentares e metamórficas.clip_image004

As rochas que mais gostámos de ver, tocar, cheirar, foram as rochas magmáticas, o basalto e pedra-pomes. O basalto era uma amostra muito mais pequena do que a pedra-polmes, metade e pesava muito mais. Foi muito engraçado porque pensávamos o contrário, por causa do seu volume. O professor Pedro explicou a razão.

Por fim, como nos portámos muito bem e aprendemos muito, apesar do professor Pedro dizer que iremos aprender muito mais coisas sobre as rochas e minerais, recebemos um certificado.

Agora queremos agradecer ao professor Pedro esta oportunidade de uma aula diferente, toda a paciência, a dedicação e principalmente a amizade que tem revelado durante este ano letivo.

Obrigado professor Pedro

Os alunos do 1.º e 4.º ano da EB Quinta do Picado

clip_image002

2015-05-16

Interescolas (EMRC)–2015

 

clique na imagem

images

O nosso agrupamento esteve presente em Ílhavo, no interescolas 2015 de Educação Moral e Religiosa Católica, com 170 alunos e 8 professores.

Alguns apontamentos…da Diocese de Aveiro

2015-04-27

Visita de estudio a Madrid

 

Los días 8, 9 y 10 de abril, los grupos A, B, C y D de noveno curso fuimos a Madrid, el en ámbito de las asignaturas de Español e Historia.

 

Madrid_2015

Visitamos el Parque del Retiro, donde comimos, el Museo Reina Sofía, la estación de Atocha y el Memorial del 11-M, el estadio Santiago Bernabeu, el Museo del Prado y el Parque de Atracciones. También hicimos una visita guiada a pie por el centro histórico, en el que vimos el Palacio Real y la Catedral de la Almudena, la Plaza Mayor, el mercado de San Miguel y algunos puntos más emblemáticos de la zona histórica. En la visita panorámica por la ciudad, vimos las puertas de entrada a la ciudad, las torres Kio, la Fuente de Cibeles,…

Pasamos a conocer una parte de la historia y cultura españolas. Nos hemos divertido mucho. ¡Para repetir!

Profª Noélia

2015-04-02

Visita de estudo a S. Jacinto–Leirinhas

 

Na quarta-feira, dia 8 de abril, a turma do 2º e 3º ano da Escola Básica das Leirinhas realizou uma visita de estudo a S. Jacinto.

Pelo caminho vimos grandes campos floridos e coloridos, cavalos, ovelhas, vacas, cabras e a Ria de Aveiro.

Quando chegamos à praia, a D. Angelina estava à nossa espera para nos acompanhar às dunas. Ela explicou-nos o que eram as dunas e como se formavam. De seguida plantamos estorno na areia, com a ajuda de dois técnicos da Câmara Municipal de Aveiro.

Antes de almoçarmos, fomos ver o mar que estava calmo. Depois fomos de autocarro até à Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto, onde almoçamos num local apropriado e agradável.

Após o almoço, reunimo-nos com a D. Angelina que nos deu mais informações sobre as dunas e a reserva. Fizemos uma pequena caminhada pela reserva, onde observamos plantas, arbustos, árvores, pássaros e insetos.

Regressamos à escola, felizes e contentes.

Foi um dia espetacular!

(texto coletivo da turma LA)

2015-03-25

12º C contacta com laboratório “CSI” da UA


No passado dia 19 de Março os alunos da Turma C do 12º Ano de Biologia realizaram visita de Estudo ao Laboratório da Genética Aplicada da Universidade de Aveiro, com o objectivo de contactar com os investigadores do mesmo laboratório e conhecer a investigação ali desenvolvida.
12C
Ficaram a conhecer que no referido laboratório são desenvolvidas técnicas laboratoriais com aplicação forense (identificação através da impressão digital, da escrita e dos fluídos corporais), bem como a investigação no domínio da vida selvagem com vista ao conhecimento da distribuição geográfica, dos hábitos, das características morfológicas e anatómicas espécies animais, que integram a biodiversidade animal da região e do país, com vista à preservação e repovoamento do território, onde se registou, devido á intervenção humana, a sua diminuição populacional ou extinção.

2015-01-23

Bonsucesso faz visita de estudo

 

clip_image002

No dia 22 de janeiro fomos fazer uma vista de estudo.

Fomos ao Pavilhão da Água, no Porto e à Fábrica de papel, em Silvalde, Espinho.

clip_image006No Pavilhão da Água aprendemos várias coisas: a força da água produz eletricidade; consegue pôr uma bola a dançar; também vimos como é que os barcos passam nas barragens; pudemos ver como funciona um xilofone de água; relembramos os cuidados a ter com a utilização da água porque ela é muito importante para o nosso Planeta.

clip_image009Na Fábrica do papel, aprendemos como se recicla o papel e compreendemos o significado da expressão “do velho se faz novo”.

Adoramos a visita de estudo.

EB de Bonsucesso