Mostrar mensagens com a etiqueta Participação e Cidadania. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Participação e Cidadania. Mostrar todas as mensagens

2018-03-05

Semana da Leitura - EB 2/3

De  5 a 9 de março, decorre a Semana da Leitura, com a as seguintes atividades:

1-   " Uma turma, um Conto" . Para que esta atividade se realize, todos os dias às 10:30 os professores devem levar o caderninho que se encontra na sala de professores, numa caixa devidamente identificada com o ciclo correspondente. A aula inicia-se com a leitura do conto devidamente datado. No final da aula, cada professor deve colocar outra vez o caderno na respetiva caixa, a fim de ser utilizado no dia seguinte.

2- Feira do livro: segue em anexo a calendarização para a visita à feira do livro. 




2017-06-20

Vitória no concurso "A importância da água em Aveiro" - EB Quinta do Picado



A AdRA  desafiou os alunos do 3.º ano do Ensino Básico de todas as escolas do concelho de Aveiro a participar num concurso de expressão artística intitulado "A importância da água em Aveiro", .
Num universo de 37 trabalhos a concurso, 3 das turmas do nosso agrupamento passaram à final (3.º LB, EB Leirinhas, 3.º VF, Centro Escolar de Verdemilho e 3.º QPB, EB Quinta do Picado), tendo saído vencedora a tela da turma QPB da EB da Quinta do Picado.
 
 
 
 
 
 

2017-02-13

Palestra - Escola Sede


"Planos de Poupança; Planos de Investimento; Crise económica e as suas implicações; Quadro económico europeu.

Convidado - Dra. Maria Luís Albuquerque 

Data -  20 de Fevereiro de 2017

Horário - das 10.30 h às 13.00 h.


Dinamizadores - Direção da escola e a equipa do "Clube Europeu"
Turma envolvida: 12º F - Disciplina de Economia C

2017-01-30

Programa Eco-Escolas


No âmbito do Programa Eco-Escolas, a nossa Escola  (Escola Secundária Dr. Mário Sacramento) participa em algumas campanhas que visam a recolha de resíduos, a saber:
-  Escola Geração Depositrão;
- ”Roupas Usadas não estão acabadas”;
- “Papel por alimentos” – Banco Alimentar;
-  Recolha de Tampinhas.
- Recolha de óleos usados (ainda aguardamos a vinda de um oleão)

Para dar continuidade a estas campanhas solicitamos a colaboração de toda a comunidade escolar, entregando na escola os resíduos referentes aos projetos referidos:
- equipamentos elétricos e eletrónicos e pilhas em fim de vida;
- roupas usadas, calçado e brinquedos;
- Tampinhas de plástico;
- Papel.


A equipa coordenadora do Programa Eco-Escolas

2016-03-08

8 de março


A quem concorda, a quem diverge, a TODAS as mulheres que tudo fazem para que não haja razões para discordar!


És Aquela que tudo te entristece
Irrita e amargura, tudo humilha;
Aquela a quem a Mágoa chamou filha;
A que aos homens e a Deus nada merece.

Aquela que o sol claro entenebrece
A que nem sabe a estrada que ora trilha,
Que nem um lindo amor de maravilha
Sequer deslumbra, e ilumina e aquece!

Mar-Morto sem marés nem ondas largas,
A rastejar no chão como as mendigas,
Todo feito de lágrimas amargas!

És ano que não teve Primavera...
Ah! Não seres como as outras raparigas
Ó Princesa Encantada da Quimera!...

(Florbela Espanca, no “Livro de Sóror Saudade")

2015-12-07

Dia Internacional dos Direitos Humanos - 10 de dezembro

 

Em 5 minutos numa aula.

No próximo dia 10 de Dezembro, durante todo o dia, desenvolver-se-á uma atividade em que os alunos envolvidos irão às salas de aula fazer uma pequena representação de, aproximadamente, 5 minutos.

Professores dinamizadores: Celestino Marinho e Amélia Moreira

 

 

Cfr também

Seminário sobre maus tratos na infância

Papa Francisco

ONU

História dos Direitos Humanos (vídeo)

V Congresso Internacional em Estudos Culturais – Género, Direitos Humanos e Ativismos – Aveiro 7, 8 e 9/09/2016


2015-05-18

25 de abril – ecos da evocação na EB Aradas

 

No passado dia 14 de maio, na EB 2,3 de Aradas, houve mais uma atividade, integrada no Plano de Atividades do Agrupamento, e destinada aos alunos dos 6º e 9º anos de escolaridade.

Ela teve lugar na sala de convívio dos alunos, decorreu das 14:30 às 16.30 e contou com a presença de ex militares, que, ainda, hoje, fazem parte da "Associação 25 de abril".

Eram eles o comandante Tito Cerqueira, o coronel Melo de Carvalho e o eng. Francisco Balacó.

Evocaram-se, como se depreenderá, os acontecimentos do 25 de abril de 1974. Um pouco tardiamente, talvez, mas é sempre tempo de falar dele, reviver e revisitá-lo um pouco.

O dia foi de agitação, azáfama e canseira, para ter tudo pronto e operacional - a sala decorada, as aparelhagens funcionais e as cadeiras postas nos seus lugares.

4O conjunto - simples, sóbrio e harmonioso - deu bom resultado, foi do agrado dos convidados, também, não faltaram os cravos vermelhos, como não podia deixar de ser, e, também, se ouviram algumas músicas ícones da altura.

Foi muito interessante ouvir o coronel Melo de Carvalho contar algumas memórias das suas passagens pela Guiné, no tempo do General Spínola. Até, do esforço feito pelo exército português, no sentido de ajudar os habitantes do território, abrindo estradas, ensinando-os e prestando-lhes cuidados de saúde.

Recordar, também, os princípios originais do Movimento Militar - democratizar, desenvolver e descolonizar. Era a política dos três dês.

Ouvir dos outros participantes o seu tipo de comprometimento com o Movimento, o empenhamento de todos para o seu sucesso final, a sua compreensão pelos desvios havidos, a consciência da obra inacabada e a necessidade de manter vivo e atual o espírito e a obra dos "capitães de abril".

41 anos depois, o apelo destes rapazes, hoje, na casa dos 70, é premente, necessário e aquele ato de coragem deverá ser escrito não na areia, mas na pedra da memória e do coração, para que nenhum vento do mundo o possa apagar, como diz o escritor João Pedro Mésseder, em contexto diferente. 

Os alunos aderiram e, depois das reprimendas iniciais, mantiveram-se calados, interessados e colocaram algumas questões aos nossos convidados.

3Vivemos em plena sociedade dos avós, da qual os netos desconhecem o que era aquele tempo e os sacrifícios por que tiveram de passar.

Com certeza que, no final, saíram mais esclarecidos e sabedores.

Resta-me, para concluir, agradecer a todos os professores, que deram o seu valioso contributo para o êxito desta iniciativa, permitindo-me destacar as colegas de Ed. Musical, Visual, assim como as de História do 9º ano.

A todos o meu reconhecimento. Bem hajam!

Américo Nogueira

2015-05-06

EB de Aradas evoca “25 de abril” … dia 14 de maio

 

25-Abril

No próximo dia 14 de maio, a partir das 14.30 horas, na EB 2,3 de Aradas, na sala de convívio dos alunos, far-se-á uma evocação do "25 de Abril", para os alunos dos 6.º e 9.º anos de escolaridade.

Para relembrar histórias deste importante acontecimento, contaremos com a presença de um militar da Força Aérea, hoje, já, na reserva, mas ligado à "Associação 25 de Abril" - o Sr. Eng.º Francisco Balacó. E, também, talvez, de uma outra surpresa....

Esperamos, assim, passar uma tarde divertida, útil e interessante.

Por isso, esperamos a presença de todos.