2018-03-05
Semana da Leitura - EB 2/3
2017-06-20
Vitória no concurso "A importância da água em Aveiro" - EB Quinta do Picado
2017-02-17
2017-02-13
Palestra - Escola Sede
Horário - das 10.30 h às 13.00 h.
Dinamizadores - Direção da escola e a equipa do "Clube Europeu"
Turma envolvida: 12º F - Disciplina de Economia C
2017-01-30
Programa Eco-Escolas
No âmbito do Programa Eco-Escolas,
a nossa Escola (Escola Secundária Dr. Mário Sacramento) participa em algumas campanhas que
visam a recolha de resíduos, a saber:2016-06-09
2016-03-08
8 de março
És Aquela que tudo te entristeceIrrita e amargura, tudo humilha;Aquela a quem a Mágoa chamou filha;A que aos homens e a Deus nada merece.Aquela que o sol claro entenebreceA que nem sabe a estrada que ora trilha,Que nem um lindo amor de maravilhaSequer deslumbra, e ilumina e aquece!Mar-Morto sem marés nem ondas largas,A rastejar no chão como as mendigas,Todo feito de lágrimas amargas!És ano que não teve Primavera...Ah! Não seres como as outras raparigasÓ Princesa Encantada da Quimera!...
2016-01-11
2015-12-07
Dia Internacional dos Direitos Humanos - 10 de dezembro
Em 5 minutos numa aula.
![]()
No próximo dia 10 de Dezembro, durante todo o dia, desenvolver-se-á uma atividade em que os alunos envolvidos irão às salas de aula fazer uma pequena representação de, aproximadamente, 5 minutos.
Professores dinamizadores: Celestino Marinho e Amélia Moreira
Cfr também
Seminário sobre maus tratos na infância
História dos Direitos Humanos (vídeo)
2015-11-24
2015-06-24
2015-05-18
25 de abril – ecos da evocação na EB Aradas
No passado dia 14 de maio, na EB 2,3 de Aradas, houve mais uma atividade, integrada no Plano de Atividades do Agrupamento, e destinada aos alunos dos 6º e 9º anos de escolaridade.
Ela teve lugar na sala de convívio dos alunos, decorreu das 14:30 às 16.30 e contou com a presença de ex militares, que, ainda, hoje, fazem parte da "Associação 25 de abril".
Eram eles o comandante Tito Cerqueira, o coronel Melo de Carvalho e o eng. Francisco Balacó.
Evocaram-se, como se depreenderá, os acontecimentos do 25 de abril de 1974. Um pouco tardiamente, talvez, mas é sempre tempo de falar dele, reviver e revisitá-lo um pouco.
O dia foi de agitação, azáfama e canseira, para ter tudo pronto e operacional - a sala decorada, as aparelhagens funcionais e as cadeiras postas nos seus lugares.
O conjunto - simples, sóbrio e harmonioso - deu bom resultado, foi do agrado dos convidados, também, não faltaram os cravos vermelhos, como não podia deixar de ser, e, também, se ouviram algumas músicas ícones da altura.
Foi muito interessante ouvir o coronel Melo de Carvalho contar algumas memórias das suas passagens pela Guiné, no tempo do General Spínola. Até, do esforço feito pelo exército português, no sentido de ajudar os habitantes do território, abrindo estradas, ensinando-os e prestando-lhes cuidados de saúde.
Recordar, também, os princípios originais do Movimento Militar - democratizar, desenvolver e descolonizar. Era a política dos três dês.
Ouvir dos outros participantes o seu tipo de comprometimento com o Movimento, o empenhamento de todos para o seu sucesso final, a sua compreensão pelos desvios havidos, a consciência da obra inacabada e a necessidade de manter vivo e atual o espírito e a obra dos "capitães de abril".
41 anos depois, o apelo destes rapazes, hoje, na casa dos 70, é premente, necessário e aquele ato de coragem deverá ser escrito não na areia, mas na pedra da memória e do coração, para que nenhum vento do mundo o possa apagar, como diz o escritor João Pedro Mésseder, em contexto diferente.
Os alunos aderiram e, depois das reprimendas iniciais, mantiveram-se calados, interessados e colocaram algumas questões aos nossos convidados.
Vivemos em plena sociedade dos avós, da qual os netos desconhecem o que era aquele tempo e os sacrifícios por que tiveram de passar.
Com certeza que, no final, saíram mais esclarecidos e sabedores.
Resta-me, para concluir, agradecer a todos os professores, que deram o seu valioso contributo para o êxito desta iniciativa, permitindo-me destacar as colegas de Ed. Musical, Visual, assim como as de História do 9º ano.
A todos o meu reconhecimento. Bem hajam!
Américo Nogueira
2015-05-06
EB de Aradas evoca “25 de abril” … dia 14 de maio
No próximo dia 14 de maio, a partir das 14.30 horas, na EB 2,3 de Aradas, na sala de convívio dos alunos, far-se-á uma evocação do "25 de Abril", para os alunos dos 6.º e 9.º anos de escolaridade.
Para relembrar histórias deste importante acontecimento, contaremos com a presença de um militar da Força Aérea, hoje, já, na reserva, mas ligado à "Associação 25 de Abril" - o Sr. Eng.º Francisco Balacó. E, também, talvez, de uma outra surpresa....
Esperamos, assim, passar uma tarde divertida, útil e interessante.
Por isso, esperamos a presença de todos.





