Mostrar mensagens com a etiqueta Parlamento dos Jovens. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Parlamento dos Jovens. Mostrar todas as mensagens

2017-07-06

Parlamento dos Jovens

 A REPORTAGEM...


Nos dias 22 e 23 de maio decorreu a Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens, em que estiveram presentes os nossos alunos João Mendes e Gonçalo Cerqueira, como deputados, e a aluna Francisca Oliveira como jornalista.
Do projeto final, composto por 10 medidas, 4 são da comissão que integra estas alunos.
Parabéns pelo trabalho desenvolvido.

2017-03-16

Parlamento dos jovens


Os deputados do Parlamento dos Jovens, com passagem à fase
Nacional, com o deputado João Mendes - eleito o
porta-voz pelo distrito de Aveiro.

2016-02-04

Parlamento dos jovens. Decorreram no dia 19 de janeiro as eleições







Após uma animada e concorrida campanha, decorreram no dia 19 de janeiro as eleições para o Parlamento Jovem. Destas eleições saíram 26 deputados do Ensino Secundário e 27 deputados do Ensino Básico, que estiveram presentes nas  respetivas Sessões Escolares; assim, no dia 20  de janeiro realizou-se a sessão escolar do ensino secundário e no dia 25  a sessão escolar do  ensino básico,  com o objetivo de eleger os deputados que irão representar a nossa escola na sessão distrital  do “Parlamento dos Jovens”.


Os temas em debate foram:  ensino secundário: Portugal, assimetrias – litoral / interior, que desafios?, e Racismo, discriminação e Preconceito, no ensino básico.
Os representantes das diversas listas defenderam as respetivas medidas  com muito empenho e entusiasmo, demonstrando já uma consciência cívica, política e social sobre os temas em questão. O debate  proporcionou aos alunos um aprofundamento das pesquisas efetuadas e ofereceu oportunidade para levantar questões e solicitar opiniões.

2015-05-29

Parlamento Jovens, com Francisco Mendes


Nos passados dias 25 e 26 de maio, a nossa escola rumou à Assembleia da República no âmbito do projeto "Parlamento dos Jovens". Lá, os  alunos Francisco Mendes, Leonor Carvalho, Afonso Pires e Joaquim Gil, representaram não só a nossa escola como também o círculo de Aveiro.
A experiência revelou-se única quer pelo contacto com vários jovens de todos os distritos do país, quer pelo ambiente político que os envolveu já que o tema e o regimento do projeto procuram ir ao encontro do funcionamento dos debates na Assembleia da República.
Na verdade, o Parlamento dos Jovens pretende criar nos jovens responsabilidade política sendo proposto aos participantes que, das medidas apuradas de cada escola e cada distrito, resulte um Projeto de Recomendação à AR com um conjunto total de 10 medidas.
No primeiro dia, o debate foi realizado por comissões (conjuntos de 5 distritos) e de cada comissão foram aprovadas 5 medidas.
No dia seguinte, o debate decorreu com todos os distritos presentes na Sala das Sessões, a própria sala onde são realizados os debates dos deputados da Assembleia da República. "Para mim foi um sentimento único, entrar naquela sala tão imponente e sentar-me numa daquelas cadeiras fez-me reconhecer que mesmo não sendo deputado, sou ator político no meu quotidiano" disse-nos Francisco Mendes em jeito de conclusão.

2015-03-19

Parlamento Jovens – excelente participação do AEMS

 
Parlamento jovensNo passado dia 17 de março , os alunos Afonso Pires, Francisco Mendes e Leonor Carvalho do 11 F, representaram a nossa escola na sessão distrital do Parlamento dos Jovens em Ovar, debatendo brilhantemente o tema : Ensino Público e Ensino Privado, que desafios?
A Escola Secundária Dr. Mário Sacramento, entre as 32 escolas presentes e sob a presidência de Joaquim Nolasco, aluno da nossa escola, obteve uma grande vitória. Assim:
- Foi a escola mais votada, transitando para a fase nacional com outras quatro escolas, em representação do distrito de Aveiro;
- O projeto de recomendação aprovado para a fase final, foi o proposto pela nossa escola;
- O deputado porta voz eleito para representar o círculo de Aveiro na sessão nacional, foi o aluno do 11 ano da turma F, FRANCISCO MENDES;
Parabéns aos nossos deputados, que tão honrosamente representaram a nossa escola!