Mostrar mensagens com a etiqueta Ambiente. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Ambiente. Mostrar todas as mensagens

2017-01-30

Programa Eco-Escolas


No âmbito do Programa Eco-Escolas, a nossa Escola  (Escola Secundária Dr. Mário Sacramento) participa em algumas campanhas que visam a recolha de resíduos, a saber:
-  Escola Geração Depositrão;
- ”Roupas Usadas não estão acabadas”;
- “Papel por alimentos” – Banco Alimentar;
-  Recolha de Tampinhas.
- Recolha de óleos usados (ainda aguardamos a vinda de um oleão)

Para dar continuidade a estas campanhas solicitamos a colaboração de toda a comunidade escolar, entregando na escola os resíduos referentes aos projetos referidos:
- equipamentos elétricos e eletrónicos e pilhas em fim de vida;
- roupas usadas, calçado e brinquedos;
- Tampinhas de plástico;
- Papel.


A equipa coordenadora do Programa Eco-Escolas

2016-09-15

RECOMEÇÁMOS....


O ano letivo 2016-17 começou!
A escola sede (Secundária Dr Mário Sacramento) início o ano com as instalações renovadas. Motivo suficiente para registar com justificado expectativa.
A quarta-feira, dia catorze, no âmbito do plano de abertura do ano letivo, foi de receção aos alunos e pais/encarregados de educação em todo o Agrupamento.


Por iniciativa do Governo, a abertura do ano letivo, a nível nacional, teve, simbolicamente, a presença dos Ministros e Secretários de Estado em várias escolas do país. A Escola Secundária Dr Mário Sacramento foi uma das escolhidas para esse ato - a escola "do" Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes.
Ministro do Ambiente na "sua" escola (Dr Mário Sacramento - Aveiro)

O Programa, obedecendo às indicações dos responsáveis do Gabinete do Sr Ministro, determinava
15:00h - Chegada à Escola;
15:15h - Sessão de boas-vindas;
15:30h - Visita às instalações da escola, com contacto com alunos em sala de aula;
16:15h - Sessão de apresentação do livro digital e do site “A Água na Escola Portuguesa”, a ter lugar na sala anexa à Biblioteca;
16:45h - Encerramento da visita.

Ministro do Ambiente, Vereadora Rosário Carvalho, Diretor do Agrupamento, Deputada Inês Lamego, Prof Jesus Vidinha


Esta visita teve outros desenvolvimentos na imprensa local

Diário de Aveiro






Rádio Terra Nova




2015-08-07

Ciclaveiro… cicloficina.

 

Ciclaveiro é um grupo de cidadãos que acredita no poderlogo que a utilização da bicicleta, como meio de deslocação, tem para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Somos um grupo com energia, projectos, ideias e com vontade de fazer a mudança junto da nossa comunidade de Aveiro.

O que é uma cicloficina?

A cicloficina é um ponto de encontro onde os participantes põem as mãos na massa e partilham conhecimentos e experiências na arte de pedalar e arranjar bicicletas.
Uma cicloficina baseia-se na simplicidade do funcionamento mecânico das bicicletas e caracteriza-se por oferecer acesso a ferramentas, peças usadas e sobretudo a um momento de conhecimento partilhado.
Em cada sessão os participantes são motivados a familiarizarem-se com a sua própria bicicleta, apercebendo-se de como se podem tornar responsáveis pelas suas manutenções e reparações.

É uma oportunidade de aprender e conversar e com os outros ciclistas sobre estas reparações e sobre outros assuntos relacionados com a utilização regular da bicicleta, que surgem naturalmente.
Não se deve confundir uma cicloficina com uma loja, pois além de não ter fins lucrativos, na cicloficina não queremos prestar serviços a clientes, mas sim partilhar conhecimentos. A cicloficina, com o seu papel de divulgação e promoção da bicicleta, beneficia as empresas do ramo ao expandir a sua base de potenciais clientes.

Como funciona?

Basta apareceres com a tua bicicleta e com vontade de aprender ou de ensinar.
Serás acompanhado quando houver oportunidade, reparando a tua bicicleta; tens mesmo de usar as tuas mãos para perceber o que está avariado ou danificado.
Pergunta e partilha os teus conhecimentos e verás como junto com outros se torna fácil aproximares-te do funcionamento da bicicleta.
A cicloficina é aberta a todos que nela queiram colaborar e participar.

Quais os objectivos?

O objectivo fundamental é incentivar e promover a utilização quotidiana da bicicleta como forma de transporte.
Ao mesmo tempo, contribuir para o aumento das interacções e fortalecimento das relações da comunidade, e para o desenvolvimento de competências e autonomia dos utilizadores de bicicleta.
E também, fomentar a animação do espaço e da vida colectiva do local onde decorre a cicloficina.

Quando e onde?

Cicloficina da UA
Primeira Cicloficina da UA realizou-se a 7 de Maio. Mais informação aqui.
(Próximas edições a recomeçarem a partir de Setembro)

Cicloficina de Aveiro
No segundo sábado de cada mês a iniciar a 13 de Junho, no Mercado Manuel Firmino (mapa), entre as 10h e as 13h.
As datas para 2015, são as seguintes:
13 de Junho adiado para 20 Junho 14h-17h
11 de Julho
08 de Agosto
12 de Setembro
10 de Outubro
14 de Novembro
12 de Dezembro

Informações e Contactos

ciclaveiro@gmail.com

2015-06-19

Ecologia e ambiente: “Laudato Si”

PAPA FRANCISCO

Clima, biodiversidade, água, poluição do ar, energia, resíduos, tecnologia. Praticamente todos os aspetos da crise ambiental mundial estão abordados numa encíclica (ver anexo) do Papa Francisco ... (in http://www.aems.edu.pt/)
-----
Ecologia integral?!

A ecologia integral - parte de uma nova visão da Terra. É a visão inaugurada pelos astronautas a partir dos anos 60 quando se lançaram os primeiros foguetes tripulados. Eles vêem a Terra de fora da Terra. De lá, de sua nave espacial ou da Lua, como testemunharam vários deles, a Terra aparece como resplandecente planeta azul e branco que cabe na palma da mão e que pode ser escondido pelo polegar humano.
Daquela perspectiva, Terra e seres humanos emergem como uma única entidade. O ser humano é a própria Terra enquanto sente, pensa, ama, chora e venera. A Terra emerge como o terceiro planeta de um Sol que é apenas um entre 100 bilhões de outros de nossa galáxia, que, por sua vez, é uma entre 100 bilhões de outras do universo, universo que, possivelmente, é apenas um entre outros milhões paralelos e diversos do nosso. E tudo caminhou com tal calibragem que permitiu a nossa existência aqui e agora. Caso contrário não estaríamos aqui. Os cosmólogos, vindos da astrofísica, da física quântica, da biologia molecular, numa palavra, das ciências da Terra, nos advertem que o inteiro universo se encontra em cosmogênese. Isto significa: ele está em gênese, se constituindo e nascendo, formando um sistema aberto, sempre capaz de novas aquisições e novas expressões. Portanto ninguém está pronto. Por isso, temos que ter paciência com o processo global, uns com os outros e também conosco mesmo, pois nós, humanos, estamos igualmente em processo de antropogênese, de constituição e de nascimento.
Três grandes emergências ocorrem na cosmogênese e antropogênese: (1) a complexidade/diferenciação, (2) a auto-organização/consciência e (3) a religação/relação de tudo com tudo. A partir de seu primeiro momento, após o Big-Bang, a evolução está criando mais e mais seres diferentes e complexos (1). Quanto mais complexos mais se auto-organizam, mais mostram interioridade e possuem mais e mais níveis de consciência (2) até chegaram à consciência reflexa no ser humano. O universo, pois, como um todo possui uma profundidade espiritual. Para estar no ser humano, o espírito estava antes no universo. Agora ele emerge em nós na forma da consciência reflexa e da amorização. E, quanto mais complexo e consciente, mais se relaciona e se religa (3) com todas as coisas, fazendo com que o universo seja realmente uni-verso, uma totalidade orgânica, dinâmica, diversa, tensa e harmônica, um cosmos e não um caos.
As quatro interações existentes, a gravitacional, a eletromagnética e a nuclear fraca e forte, constituem os princípios diretores do universo, de todos os seres, também dos seres humanos. A galáxia mais distante se encontra sob a ação destas quatro energias primordiais, bem como a formiga que caminha sobre minha mesa e os neurônios do cérebro humano com os quais faço estas reflexões. Tudo se mantém religado num equilíbrio dinâmico, aberto, passando pelo caos que é sempre generativo, pois propicia um novo equilíbrio mais alto e complexo, desembocando numa ordem, rica de novas potencialidades.
Bibliografia mínima de orientação
- Boff, L., Uma cosmovisão ecológica: a narrativa atual, em Ecologia: grito da Terra, grito dos pobres, Atica, S.Paulo1995, pp.63-100.
- Crema, R., Introdução à visão holística, Cultrix, S.Paulo 1997.
- De Duve, C, Poeira vital. A vida como imperativo cósmico, Campus, Rio de Janeiro 1997.
- Gadotti, M., Pedagogia da Terra, Editora Fundação Peirópolis, S.Paulo 2001.
- Hawking, S., O universo numa casca de noz, Mandarin, S.Paulo 2001.
- Müller, R., O nascimento de uma civilização global, Aquariana, S.Paulo 1991.
- Zohar, D., O ser quântico. Uma visão revolucionária da natureza humana e da consciência baseada na nova física, Best Seller, S.Paulo 1991.
(in http://leonardoboff.com/site/eco/eco_int.htm, consultado em 2015.06.19)


2015-05-19

Dia Mundial da Árvore | Quinta do Picado

Atividade dinamizada, no dia 20 de março de 2015, pelos alunos do Jardim de Infância e do 1.º ciclo da Quinta do Picado na festa de Encerramento do 2.º período e no âmbito do Dia Mundial da Árvore e da Floresta

clip_image002clip_image004clip_image006

Os alunos plantaram uma nogueira no jardim do Jardim de Infância da Quinta do Picado

Atividade desenvolvida pelos alunos do 1.º ano em articulação com as crianças do Jardim de Infância da Quinta do Picado, em fevereiro de 2015, intitulada “A leitura vai à pré”.

Os alunos do 1.º ano construíram um livrinho, intitulado “A Mimi” e efetuaram a respetiva ilustração que foi lido às crianças do J.I. por todos os seus autores.

clip_image008clip_image010clip_image012

clip_image014