No dia 14 de Fevereiro, 20 alunos e 2 professores partiram numa aventura única até Taizé, França, no âmbito da disciplina de Religião e Moral Católica.
A partida foi feita simbolicamente do Seminário de Aveiro. Mais de 180 jovens encontraram-se com familiares e amigos na igreja para uma oração com o Sr. Bispo, D. António Moiteiro, e responsáveis diocesanos pelo ensino da moral nas escolas.
O objetivo da viagem a Taizé foi experienciar um modo de vida diferente, simples, com o silêncio sempre presente e com Deus sempre em mente.
Os alunos descrevem os primeiros dias como intensos e confusos. A mudança de vida é radical! Ao longo da semana, os jovens participaram na vida da comunidade: três orações por dia; reflexão de textos bíblicos, com a ajuda de Irmãos da Comunidade Ecuménica; workshops; e voluntariavam-se para atividades necessárias para o bom funcionamento da “casa” (limpezas, distribuição de refeições, etc). Há uma grande facilidade de interação entre todos e um espírito de união e vontade de partilhar – Taizé também é partilha! As emoções vividas naqueles momento contribuem para um entusiasmo crescente alicerçado na fraternidade, no essencial da vida, na presença de Jesus Cristo, naquele que está mesmo ao lado!
Depois de uma semana inesquecível, chegara a hora do regresso. Quando chegaram a Portugal, dia de 22 de Fevereiro, a vontade repartir com os seus familiares e amigos o melhor de que Taizé é testemunha fez-se notar.
O espírito de Taizé estará sempre presente nas suas vidas como também a vontade de voltar, de voltar a uma “parábola de comunidade”!
Sem comentários:
Enviar um comentário