Encontramo-nos no início de um novo ano letivo, no
mês de outubro, internacionalmente celebrado
como o mês das bibliotecas
escolares. Esta comemoração constitui uma oportunidade para relembrar a
biblioteca e o seu papel no contexto da escola
atual.
Nos últimos anos, têm-se multiplicado os desafios
lançados às escolas: surgiu um perfil do aluno que exige o
desenvolvimento de competências adaptadas à sociedade atual,
evidencia-se a necessidade de entender todos os alunos como indivíduos
com singularidades que obrigam a práticas integradoras e capazes de
responder à diferença, define-se uma estratégia nacional de educação
para a cidadania…
Assim, é imperativo encontrar novas formas de
fazer, dentro e fora da sala de aula. As escolas são convocadas a adotar
soluções criativas, a fomentar e a implementar parcerias, a gerir os
currículos, adequando-os aos diferentes contextos.
Para dar resposta a estes desafios, a escola tem na
biblioteca escolar e no professor bibliotecário parceiros naturais,
quer através do apoio ao desenvolvimento de uma aprendizagem informal e
autónoma, quer através do seu trabalho em estreita
articulação com os docentes, potenciador de uma ação pedagógica
consistente e inovadora.
A Rede de Bibliotecas Escolares coloca à disposição
das escolas e das bibliotecas vários instrumentos, designadamente um
documento de apoio às suas práticas,
Aprender com a biblioteca escolar, e o sítio Cidadania e biblioteca escolar: pensar e intervir, entre outros, bem como um conjunto alargado de projetos que convocam para diversos modos de aprender.
Lembramos ainda que a RBE dispõe de uma estrutura
de proximidade, a coordenação interconcelhia, a qual se encontra
permanentemente disponível para apoiar o trabalho das escolas no que à
biblioteca escolar diz respeito.
Assim, neste arranque de um mês tão simbólico para
as bibliotecas, venho desejar os maiores sucessos ao longo deste ano
letivo e colocar a Rede de Bibliotecas Escolares à vossa disposição.
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