2017-03-28

JI de Verdemilho quer ser (muito) mais pela MOBILIDADE SUSTENTÁVEL

A Serpente Papa-Léguas chegou ao Jardim de Infância de Verdemilho!
Um projeto europeu da www.trafficsnakegame.eu que tem como parceira em Portugal a Associação de Cidadãos Auto-Mobilizados e que ocorre durante duas semanas, de 20 a 31 de março.
No Jardim de Infância de Verdemilho 100% dos pais e encarregados de educação levam diariamente os seus filhos de carro.
No âmbito da campanha definimos uma meta de 10% para o uso de transportes sustentáveis dado ser a primeira vez que a implementamos.
Verificamos que durante a primeira semana em que desafiamos os pais e encarregados de educação a levar os seus filhos a pé, de bicicleta ou de carro partilhado conseguimos atingir os 42%, apesar das condições meteorológicas serem adversas: chuva e frio! Agora é mais fácil chegar ao Jardim de Infância!
Vamos dar continuidade na próxima semana e contamos com a PSP/Escola Segura que vem ao Jardim de Infância de Verdemilho realizar uma sessão de esclarecimento sobre "As três primeiras pedaladas" e iremos fazer uma visita de estudo à Escola de Mobilidade e Educação Rodoviária (EMER), em Ilhavo.
Uma caminhada e desfile de bicicletas, trotinetas ou triciclos também está prevista, depois de em sala de aula trabalharmos a Mobilidade com as crianças.
Bem haja a todos os que connosco acreditam que é possível mudar comportamentos!
Um obrigado especial à CICLAVEIRO que divulgou a iniciativa junto da nossa comunidade.

A educadora
Anabela de Almeida Saraiva



2017-03-27

27 de março - passam 48 anos


Mário Emílio de Morais Sacramento
(Ílhavo, 7 de Julho de 1920 — Porto, 27 de Março de 1969)

2017-03-20

21 de março - DIA MUNDIAL DA POESIA


Dia Mundial da Poesia

Próximo 21 de Março de 2017 (Terça-feira)
O Dia Mundial da Poesia celebra-se todos os anos a 21 de março.
A data foi criada na 30ª Conferência Geral da UNESCO a 16 de novembro de 1999.
Este Dia Mundial da Poesia celebra a diversidade do diálogo, a livre criação de ideias através das palavras, da criatividade e da inovação. A data visa fazer uma reflexão sobre o poder da linguagem e do desenvolvimento das habilidades criativas de cada pessoa. Neste dia realizam-se várias atividades pelo país, sobretudo nas escolas, bibliotecas e espaços culturais.
A poesia contribui para a diversidade criativa, usando as palavras e os nossos modos de perceção e de compreensão do mundo.

Poesia em Portugal

A história portuguesa apresenta muitos poetas cuja obra literária é mundialmente conhecida. Luís de Camões, Fernando Pessoa, António Nobre, Florbela Espanca, José Régio, Natália Correia, Eugénio de Andrade, Cesário Verde, Miguel Torga, Sophia de Mello Breyner Andersen, são alguns dos poetas portugueses mais conhecidos.

Sugestões de atividades

No Dia Mundial da Poesia pode:
  • escrever um poema sobre o que sente
  • escrever poemas com os amigos
  • declamar poemas
  • reler os poetas e os poemas preferidos
  • colocar poemas em música
  • assistir a encontros de poetas
  • assistir a filmes sobre poetas
  • dizer às pessoas o que sente por elas
  • fazer de cada gesto um poema
A 21 de março celebra-se também o Dia Mundial da Árvore. Pode construir uma árvore com folhas de poemas, por exemplo. Ou escrever um poema sobre uma árvore.
(in https://www.calendarr.com/portugal/dia-mundial-da-poesia/, consultado em 2017.03.20)


21 POEMAS

2017-03-16

Parlamento dos jovens


Os deputados do Parlamento dos Jovens, com passagem à fase
Nacional, com o deputado João Mendes - eleito o
porta-voz pelo distrito de Aveiro.

2017-03-07

Taizé 2017

A Visita de Estudo a Taizé, para alunos de EMRC, decorreu nos dias 25 de fevereiro a 5 de março e atingiu os objetivos inicialmente delineados.
Nesta aldeia do sul da Borgonha vive-se, numa semana, mais do que um encontro de culturas. Em Taizé ( Comunidade Ecuménica, colina, encontros de reflexão, debates, canto-oração), quem atravessa a porta, por baixo do campanário, da Comunidade fundada pelo Irmão Roger, saboreia com alegria uma aventura interior que o conduz a uma peregrinação de confiança.

[Mais informação em  ecclesia.pt]