2016-02-22

Mariana Gomes - conhecer melhor uma campeã


Vice-campeã da Europa



No passado mês de novembro, nos dias 28 e 29, em Crawley, Inglaterra, decorreu o Campeonato Europeu de Karaté Shotokan. No qual, a nossa colega, Mariana Gomes, do 9.ºD, brilhou de forma ímpar, alcançando um glorioso segundo lugar.
Mariana Gomes, aluna do 9 D - AEMS
De modo a conhecer melhor esta modalidade e os meandros desta conquista, fomos falar com a Mariana.


Segundo ela, “o shotokan é um dos estilos de karaté. Neste estilo é possível praticar duas vertentes: kata e komite. Por circunstâncias morfológicas e de personalidade, dediquei-me mais para me especializar em kata.
Na sequência da conversa, perguntámos-lhe, há quanto tempo é atleta ao que ficámos a saber que o é “desde os 4 anos de idade. Entrei para o ASKA por iniciativa da minha mãe, que queria que eu desenvolvesse competências de autodefesa.”

De facto, é de louvar que se mantenha a persistência e o prazer desde tão tenra idade e que destas advenha uma representação tão bem sucedida do nosso país, no estrangeiro. Mas nem tudo são facilidades, a Mariana alerta que, para conseguir manter um bom nível, “é necessário investir muitas horas de trabalho, ser persistente e dedicado e ter grande capacidade de organização, de modo a conciliar os treinos e a escola”.
 
Assim se fazem os campeões, eles que estão mais próximos de nós do que se possa pensar, exemplos do quotidiano que nos inspiram a um trabalho constante rumo a um futuro melhor.






entrevista conduzida por Francisco Mendes



1 comentário:

  1. Marianita. És raça Marinha Gomes,não deixas os teus créditos por mãos alheias......BEIJÃO...

    ResponderEliminar