2015-08-17

ESTÁGIO DE DANÇA DE AVEIRO

 

De 1 a 5 de setembro, o Teatro Aveirense abre as portas para receber o Estágio de Dança de Aveiro, que vai na sua 21.ª edição. Com direção artística da Vo’Arte, as modalidades que integram a iniciativa são Dança Clássica, Dança Contemporânea, Workshop & Reportório, Workshop Dança Inclusiva e Workshop Vídeo-Dança.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas no Teatro Aveirense e no Aveiro Welcome Center. Se a inscrição for paga até 31 de julho tem um desconto de 20 por cento. Caso haja a participação de mais de duas ou mais pessoas do agregado familiar, aplica-se um desconto de 25 por cento.

Integrado no Estágio de Dança de Aveiro, será apresentado o espetáculo de dança “Play False” no dia 5 de setembro às 21h30. Aos participantes é oferecido um ingresso e a possibilidade de adquirir mais dois bilhetes a metade do valor.

Ficha de inscrição, horário e preçários disponíveis AQUI.

Biografias disponíveis AQUI.

Dança Clássica (nível 1, 2 e 3) _ Liliana Mendonça & Maria João Lopes
Integrando os princípios da técnica de dança clássica enquanto estrutura de aula e na essência dos conceitos de alinhamento corporal, amplitude articular, flexibilidade, equilíbrio e rotação externa dos membros inferiores. Este workshop inclui e explora um conjunto de movimentos flexíveis e ondulantes do tronco, ombros e cabeça encadeados em ligações orgânicas, descrevendo o mínimo de força muscular e cujo objetivo é predispor o corpo e a coluna para a maior capacidade de movimento. Desta forma, esta especificidade de aula de dança clássica para além de funcionar como aquecimento diário, não deve representar um trabalho fastidioso, mas sim potenciar a qualidade de movimento do estudante/profissional da dança durante o seu processo de ensaio, quer em modo de reportório ou criação.

Dança Contemporânea (nível 1, 2 e 3) _ Rita Judas
O workshop visa pensar o corpo em movimento numa perspetiva contemporânea, desenvolvendo capacidades técnicas, artísticas, de interpretação, memória e de organização espacial. Aumentar a consciência e a perceção do corpo no seu potencial físico/muscular e emotivo tornando-o eficaz, disponível, flexível e criativo.

Workshop (nível 2) & Reportório acsc | antónio cabrita & são castro (nível 3)
A dupla de criadores, António Cabrita e São Castro, propõe uma partilha do processo criativo que levou à criação da mais sua mais recente peça, Play False.
O objetivo principal é a tradução física de estados emocionais e psicológicos de algumas personagens de Shakespeare através do corpo e do seu potencial e onde serão utilizadas ferramentas de composição coreográfica em cruzamento com a criatividade de cada participante.

Workshop Dança Inclusiva (aberto a todos os interessados)
Este workshop propõe trabalhar a cooperação, comunicação e a criatividade de pessoas com deficiência, tendo em vista a sua integração e autonomia, a partir do trabalho conjunto com bailarinos profissionais interessados em desenvolver a sua técnica e capacidade inclusiva na dança. Descobrir uma linguagem de movimento comum aos participantes e uma perceção e integração das potencialidades de cada um, no sentido de trabalhar sobre os limites do corpo como inspiração para a escolha criativa.

Workshop Vídeo-Dança (aberto a todos os interessados)
O workshop abordará questões como a perceção do espaço, corpo, imagem e movimento. Procurará sensibilizar o olhar para além do que os nossos próprios olhos vêem e decompor o movimento, coreografando-o através da câmara.
O programa: Introdução à imagem em movimento através da visualização de obras de vídeo-dança; Exercícios práticos de filmagem e aprendizagem sobre as diferentes ferramentas para a criação de obras de vídeo-dança; Abordagem e identificação das linguagens das novas tecnologias e as suas potencialidades; Estudo de enquadramento e mapeamento de tecnologias e técnicas de produção de vídeos de dança

(informação retirada de http://www.cm-aveiro.pt/www/Templates/TONewDetail.aspx?id_object=44305&indexnew=7)

Sem comentários:

Enviar um comentário