2015-05-28

Sítios são tecidos


Sítios são tecidos
de pedra
de terra
de cor

Sítios são tecidos
de gestos e palavras
do sentir
e do pensar


sítios são casas e praças
praias e cantos
lugares de namoros
de guerras, de zangas
de lanches e ceias
de livros e filmes
de olhares, vozes e mãos.

Ali, no cruzamento dos sítios surge a escola.
Um tecido de sítios.
Nela há pedra, terra e cor,
há gestos e palavras,
há juízos, sentimentos
e há reflexões.
Entretecem-se paredes e traços,
vozes e folhas,
árvores e silêncios.

Na nossa escola somos mais.
Todos juntos procuramos o ser.
O sermos e o outro,
no outro o sermos.
Agitamo-nos na pressa de existirmos,
quantas vezes de desistirmos
O sol aclara-nos, aquece-nos
e faz dos múltiplos círculos que ocupam os recreios barreiras de gente.
Gente que se busca por se querer tanto.

Porém, também há os retângulos.
As secretárias.
Cada uma por si, aos pares,
distribuem-se em retângulos
frente a outros retângulos que a direito expõem,
em jatos explicativos,
o que os retangulares livros descobriram ao Homem.
Às vezes, acontece a maravilha.
Os jatos juntam-se, multiplicam-se,
rebentam com as linhas,
derrubam as fronteiras
E os retângulos perdem-se
Transformam-se em circular linha,
E apontam os caminhos por onde melhor se busca o ser.

A escola é mais, é menos, é peso,
Aborrecimento e vitalidade.
É divisão e comunidade.
É conhecimento e descoberta.
É imposição e liberdade.
É apropriação do real
o assenhorar-se de sonhos
e o desvendar de verdades.

É tecido de sítios
Onde as vidas se entretecem
Circulando em espirais
Agindo e sofrendo
Compreendendo e fugindo
Sorrindo e escapando.

A escola é tecido, é vida, é nossa.

© Aurora Cerqueira (2015) 



[Este poema foi capa do nº 1 (edição papel) do jornal "Ria da Escrita" (Maio 2015), do Agrupamento de Escolas Dr Mário Sacramento, expressando em poema o que a equipa do jornal pretendia fazer perpassar: um agrupamento que constrói uma nova identidade! 
Por motivos gráficos, o poema teve de ser ajustado ao espaço da primeira página distorcendo, como se sabe, o ritmo e o plano intencional da autora. Publicamos, em agradecimento e pedido de desculpa à Profª Aurora Cerqueira, o poema como é na sua génese)

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