2015-05-29

Parlamento Jovens, com Francisco Mendes


Nos passados dias 25 e 26 de maio, a nossa escola rumou à Assembleia da República no âmbito do projeto "Parlamento dos Jovens". Lá, os  alunos Francisco Mendes, Leonor Carvalho, Afonso Pires e Joaquim Gil, representaram não só a nossa escola como também o círculo de Aveiro.
A experiência revelou-se única quer pelo contacto com vários jovens de todos os distritos do país, quer pelo ambiente político que os envolveu já que o tema e o regimento do projeto procuram ir ao encontro do funcionamento dos debates na Assembleia da República.
Na verdade, o Parlamento dos Jovens pretende criar nos jovens responsabilidade política sendo proposto aos participantes que, das medidas apuradas de cada escola e cada distrito, resulte um Projeto de Recomendação à AR com um conjunto total de 10 medidas.
No primeiro dia, o debate foi realizado por comissões (conjuntos de 5 distritos) e de cada comissão foram aprovadas 5 medidas.
No dia seguinte, o debate decorreu com todos os distritos presentes na Sala das Sessões, a própria sala onde são realizados os debates dos deputados da Assembleia da República. "Para mim foi um sentimento único, entrar naquela sala tão imponente e sentar-me numa daquelas cadeiras fez-me reconhecer que mesmo não sendo deputado, sou ator político no meu quotidiano" disse-nos Francisco Mendes em jeito de conclusão.

Sem comentários:

Enviar um comentário